Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sustentabilidade faz empresas conquistarem confiança do público

Compartilhar é se importar!

Entre os consumidores brasileiros, 95% priorizam empresas que investem em práticas sustentáveis. 

A sustentabilidade tem se tornado um fator decisivo para os consumidores na hora de escolher produtos e serviços. Segundo pesquisa inédita encomendada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), 95% dos brasileiros priorizam empresas que investem em práticas sustentáveis. 

Além disso, 64% já deixaram de consumir uma marca ou frequentar um estabelecimento ao descobrirem comportamentos antiéticos da empresa e/ou dos funcionários. Ao escolher uma marca, 68% dos consumidores destacam o respeito e a valorização do cliente como os principais fatores. 

O diretor-geral da APAS, Carlos Corrêa, afirma que os consumidores também demonstram preferência por marcas que investem em programas de preservação ambiental e responsabilidade social. 

Diante desse contexto, ações de governança corporativa e compliance ganham destaque como estratégias para a construção de uma imagem empresarial positiva. “Do fornecedor ao colaborador, todos são importantes e recebem um olhar atento do consumidor”, ressalta Corrêa.

Sustentabilidade social ganha espaço na agenda corporativa

Embora as organizações ainda não tenham atingido o nível esperado de investimentos em sustentabilidade, o relatório anual “Um Mundo em Equilíbrio” (A World in Balance 2023) da Capgemini destaca avanços positivos. Houve progresso na definição de prioridades sustentáveis e na reformulação dos modelos de negócios.

Mais da metade dos executivos entrevistados (57%) afirmaram que suas empresas estão redesenhando os modelos de negócio para torná-los mais sustentáveis. Além disso, os dados indicam que a biodiversidade tem sido um foco crescente para as organizações.

O head de Cloud e Sustentabilidade da Capgemini Brasil, Emanuel Queiroz, também enfatiza que o número de líderes que veem vantagens claras nos negócios sustentáveis triplicou. Por outro lado, aqueles que acham que investir em sustentabilidade não traz retorno diminuiu de 53% para 22% em apenas um ano.

“Em 2022, menos da metade dos pesquisados (49%) tinham em suas empresas metas bem estabelecidas de sustentabilidade, hoje 61% já estão mudando o modelo de negócio para serem mais sustentáveis”, explicou Queiroz em entrevista à imprensa.

O relatório também aponta o crescimento da pauta de sustentabilidade social na agenda corporativa. Cerca de 56% dos executivos afirmaram que suas organizações estão cada vez mais focadas na dimensão social da governança ambiental, social e corporativa (ESG).

“O estudo mostra que o Brasil segue a tendência global, com maior foco de investimento na agenda social. O país se destaca, principalmente, no tema da biodiversidade por possuir 1 de cada 5 espécies vivas do planeta. Além de contar com uma matriz energética mais limpa, o que pode nos posicionar como um grande provedor de combustíveis limpos, como o hidrogênio verde”, complementa Queiroz.

Estratégias para ser mais sustentável

As empresas podem adotar estratégias variadas para se tornarem mais sustentáveis. Mas as orientações do Sebrae começam pela gestão ambiental. O processo envolve a redução ou a eliminação de todos os tipos de poluição causados pela companhia, o que inclui a visual, a sonora e o acúmulo de resíduos no meio ambiente. Também é recomendada a adoção de uma economia circular.

Ferramentas de compliance, como auditorias ambientais, certificações de sustentabilidade e relatórios de responsabilidade social também podem ser úteis. Além disso, o Sebrae recomenda que as organizações adotem práticas de compras sustentáveis e éticas, priorizando fornecedores que também tenham programas de conformidade.

Outra estratégia citada é o uso eficiente dos recursos. Ações simples, como ter atenção aos vazamentos e desperdícios no dia a dia da empresa e investir na instalação de novas tecnologias são formas de promover a sustentabilidade na rotina corporativa.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

A revista Nova Família caracteriza-se por uma linha editorial independente que leva ao leitor matérias, artigos e colunas com informações que provocam a reflexão e a visão além dos fatos. A revista traz os aspectos mais relevantes de hoje e os coloca em discussão através de profissionais e especialistas.

Traduzir Site
ENVIAR MENSAGEM
FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Olá como podemos te ajudar?