Compartilhar é se importar!
Há vários tipos de quelatos disponíveis no mercado, de grande importância para manter o seu solo saudável. Eles são micronutrientes que auxiliam a corrigir deficiências nutricionais, encontrados em diferentes produtos como o EDTA, EDDHA e EDDHSA.
Esses produtos podem oferecer uma ação nutricional melhor às plantas por terem alta concentração e conterem compostos importantes ao plantio. Saiba que o EDTA é um agente quelante de importantes minerais como o manganês, zinco e cobre.
Estes são minerais essenciais que precisam ser fornecidos regularmente à colheita para a manter forte, saudável, ter um bom desenvolvimento e não apresentar deficiências por falta dos compostos químicos. Por isso, venha entender os tipos de quelatos e quais são os seus agentes quelantes!
O que são quelatos e qual sua importância na nutrição vegetal?

O quelato é um micronutriente estável que serve para impedir que outras moléculas de preparação de calda para adubação se misturem. Esse é um composto químico extremamente importante por prevenir que as substâncias se tornem insolúveis e inadequadas para as plantas.
Se uma pessoa adicionar fósforo e zinco na planta, por exemplo, ocorre a união dos compostos e, quando a planta não possui nenhum tratamento com quelato, eles se transformam em fosfato de zinco e tornam os químicos inúteis. Com os produtos da Rigrantec, é possível evitar isso.
Tipos de quelatos
Existem quelatos orgânicos obtidos por vias naturais e os sintéticos produzidos pela ação industrial. Por existir tantos tipos de quelatos, é essencial escolher as opções que deixarão a plantação mais forte, como:
- Ácido húmico e fúlvico;
- EDTA;
- DTPA;
- EDDHA;
- HEDTA.
O EDTA é um dos mais populares agentes por ser compatível com cálcio, magnésio, zinco, cobre e também o ferro, e auxiliar a controlar a deficiência por um dos minerais. Na Rigrantec, você encontra os melhores produtos para aplicar em sua plantação e a auxiliar se manter ainda mais forte e com todos os nutrientes necessários.
Conhecendo os agentes quelantes
Entre os principais agentes quelantes que podem ser utilizados é o etilenodiamina, um composto químico, que atua na produção dos agroquímicos. O EDTA é um químico que captura íons que atrapalhem a estabilidade dos minerais e demais compostos utilizados para aplicar na plantação.
No caso do EDDHSA, o agente permanece ativo no solo por até 5 meses e pode ter uma estabilidade maior que o EDDHA. Este último quelante previne a clorose ocasionada pela deficiência de ferro, garantindo que as plantas absorvam o mineral e se mantenham fortes. A Rigrantec oferece uma solução que combina EDDHA e Ferro, é o GeoQuel Ferro 6 EDDHA um fertilizante simples e sólido com formulação WG. Tem máximo desempenho quando usado em aplicação no solo ou foliar.
Quando e como usar quelatos
O ideal é aplicar os tipos de quelatos nas plantas quando elas estiverem apresentando problemas relacionados a dificuldades de absorção de nutrientes. Com o produto certo, é possível corrigir deficiências das plantas de maneira rápida, pois as raízes absorvem rapidamente o composto.
Para usar, é necessário inserir nos sistemas de fertirrigação, aplicação foliar ou via hidroponia. É recomendado usar entre 30 a 50g ou 100L, dependendo do tamanho da plantação que precise de tratamento de agente quelante.
Benefícios dos quelatos para o crescimento e desenvolvimento das plantas
Os quelatos não possuem impurezas, tem ação cicatrizante e podem ajudar a prevenir doenças causadas por fungos ou bactérias. A grande maioria dos produtos auxiliam a reduzir a deficiência nutricional das plantas porque contém boa concentração de minerais fundamentais como zinco, cobre e ferro.
Nutrientes essenciais são transportados com maior eficiência pelos tecidos das plantas para as manter fortes e nutridas. Dessa forma, o plantio pode se desenvolver melhor e com menos riscos de desenvolver deficiências por falta de substâncias como o manganês e o potássio, por exemplo.
Saiba que os nossos produtos são totalmente quelatados e não tem nenhum tipo de impurezas que poderiam prejudicar as plantas. O diferencial de escolher a Rigrantec, é que você tem a possibilidade de escolher o tratamento que melhor corresponde às necessidades da lavoura para comprar e iniciar o tratamento imediato!
Compartilhar é se importar!