Compartilhar é se importar!
O whey protein é um dos suplementos mais conhecidos por quem busca uma vida mais saudável e, principalmente, por quem costuma realizar atividades físicas como academia. É um suplemento que proporciona grandes benefícios para a saúde e que, diferente do que muitas pessoas imaginam, pode ser utilizado como ingrediente de diversas receitas diferentes.
Mas, qual o jeito certo de tomar o suplemento? Existe uma quantidade recomendada a ser consumida por dia para que possa aproveitar seus benefícios? Para te auxiliar a conseguir o melhor resultado, a 3VS Nutrition preparou um guia com diversas dicas sobre o consumo correto do famoso whey – confira!
O que é o whey protein?
Ele é um tipo de suplemento alimentar à base de proteína extraída do soro do leite, que tem como composição principal a beta-globulina e alfa-globulina. Essa proteína passa por um processo industrial onde é transformada em pó. Como o sabor dela não é tão agradável, são acrescentados sabores artificiais como chocolate, baunilha, dentre outros.
Hoje existe uma grande variedade de sabores de whey, desde os mais tradicionais como baunilha, morango e chocolate até os mais diferentes como cookie, torta de limão, pudim de leite condensado ou, até mesmo, pasta de amendoim. Essas são ótimas opções para quem gosta de usar o suplemento como base de receitas como panquecas e doces.
Para que serve?
Ele é um tipo de suplemento que apesar de ser muito consumido por quem realiza atividades físicas, principalmente por conta de sua capacidade de recuperação muscular, além de auxiliar na hipertrofia e aumento de força também pode ser utilizado por quem busca o emagrecimento.
Ele é um suplemento rico em proteínas, que além de atuar auxiliando atletas, também pode ser consumido por idosos e em casos de desnutrição. Ou seja, é um suplemento versátil que além de poder ser consumido de diversas formas diferentes, também tem indicações e benefícios para pessoas de todas as idades.
Benefícios da whey protein
Não há dúvidas de que esse suplemento se tornou ainda mais famoso e cada vez mais consumido, principalmente por conta dos benefícios que consegue proporcionar para a saúde como um todo, não apenas para quem pratica atividades físicas. Abaixo, confira alguns dos benefícios de incluí-lo em sua alimentação:
● Aumento da massa muscular;
● Melhora o desempenho nas atividades físicas;
● Atua no fortalecimento do sistema imunológico;
● Proporciona sensação de saciedade;
● Diminui os níveis de açúcar no sangue;
● Reduz a gordura corporal.
Esses são apenas alguns dos benefícios do consumo regular. É claro que eles podem ser ainda maiores quando aliados com hábitos de vida mais saudáveis, como uma boa alimentação equilibrada e uma rotina de atividades físicas frequentes.
Tipos de whey protein
Além dos sabores e da forma de consumir, existem ainda tipos diferentes de whey. No geral, ele pode ser classificado como concentrado, isolado e hidrolisado. Nisso, basicamente o que muda é a maneira de produção e a composição, principalmente a quantidade de gorduras, carboidratos e também proteínas.
O concentrado possui cerca de 70 e 80% de proteínas em sua composição e por passar por apenas uma filtragem, possui uma quantidade maior de gorduras do leite, minerais e carboidratos. Já o isolado possui menos lactose, minerais e gorduras, além de conter cerca de 90% de proteínas, tornando-se uma versão mais “pura”.
E para finalizar, temos o hidrolisado, que passa por um processo onde os aminoácidos são quebrados, fazendo com que a digestão e absorção seja mais fácil e rápida pelo nosso organismo.
Quantas vezes se deve tomar whey protein por dia?
A quantidade diária dessa proteína pode variar dependendo da necessidade individual de cada um, por isso é importante passar com um nutricionista e entender seus objetivos, sua rotina e, então, entender a dose necessária de maneira individualizada e personalizada para cada um.
Porém, diversos especialistas costumam recomendar uma dose máxima de 25g de proteína por dia e o restante deve vir através do consumo de alimentos. Apesar de ser um suplemento muito consumido e que normalmente não oferece efeitos colaterais, é importante que essa suplementação seja realizada com acompanhamento médico.
Como tomar whey protein:
O preparo do suplemento pode ser feito tanto com leite, quanto com água, além de poder ser misturado em sucos ou vitaminas, de acordo com o gosto pessoal de cada um. Quanto ao melhor horário, ele pode ser tomado em dois momentos: antes e após o treino.
A forma de tomá-lo também pode variar de acordo com o seu objetivo. Por exemplo, caso você esteja buscando o emagrecimento, ele pode ser tomado cerca de 30 minutos antes do almoço, para aumentar a sensação de saciedade e fazer com que você coma uma quantidade menor. Já para quem pratica atividades físicas, ele pode ser tomado até 2 horas após os exercícios, ajudando no ganho de massa muscular.
Onde comprar creatina e whey protein?
Não há dúvidas dos benefícios que o suplemento pode fazer pela sua saúde em geral. Pensando nisso e no seu bem-estar, na 3VS Nutrition você encontra diversos sabores de whey, além de creatina, glutamina e diversas opções de suplementos para potencializar os resultados dos seus treinos.
Entendendo o que é esse suplemento e seus benefícios, reforçamos a importância de contar com a ajuda de um profissional nutricionista ou nutrólogo para alinhar seu objetivo com a quantidade e horário correto que você deve tomar qualquer tipo de suplemento, creatina ou outro, para alcançá-los.
Compartilhar é se importar!