Compartilhar é se importar!
É preciso intensificar as medidas sanitárias
Da Redação
Aos poucos o ano letivo segue o seu curso. Embora o calendário escolar tenha alterações, do ensino fundamental ao superior, a maioria das escolas e universidades retomam as aulas a partir de hoje (14). Algumas de forma presencial, outras mesclando os ambientes físicos e virtuais.
A volta às aulas também é o retomada da vida social com o contato com colegas, professores e profissionais de apoio e um marco importante para a economia, devido à aquisição de material escolar, uniforme e acessórios. A #pandemia da #Covid-19, entretanto, não acabou e tanto as instituições como o corpo docente e discente são responsáveis pela saúde nas escolas.
Desde março do ano 2020, adultos e crianças reaprendemos a conviver, primeiro num estranhamento geral e agora, com a nova fase da convivência temos de nos adaptar a um novo cenário. Isso vale para o cumprimentos, as brincadeiras e até mesmo o recreio ou pausa para alimentação. Tanto para as crianças como para os jovens e adultos.
O velho ficou novo
Além do distanciamento, o controle da temperatura individual e uso de álcool em gel, que deve ser disponibilizado pelas escolas. O momento é de redobrar as medidas de higiene e o acesso à informação. Tarefa de todos: gestores, educadores, famílias.
Os eventuais casos de contaminação devem ser compartilhados com os grupos próximos e garantidas as restrições de frequência às aulas em caso de suspeita. Também, garantir o direito à ausência sem faltas e reagendamento de avaliações em casos comprovados.
Por isso atenção:
Aulas presenciais
- na medida do possível mantenha o distanciamento físico;
- tente levar para a escola o mínimo de material necessário;
- não compartilhe objetos;
- não troque lanches e bebidas;
- o uso de máscara é indispensável;
- mantenha um recipiente com álcool em gel dependurado na bolsa/mochila, usando-o sempre que necessário;
- troque o uniforme diariamente.
Nas salas virtuais
- atenção para a ergonomia;
- cuidado com a iluminação e ventilação;
- mantenha uma rotina de estudos;
- faça pausas entre as aulas;
- ligue a câmera, a interação com o professor e a turma faz toda a diferença para o aprendizado.
Compartilhar é se importar!
One thought on “Volta às aulas”
Ótima visão do retorno a quase normalidade e o difícil recomeçar. Maior prazer em colaborar sempre. Parabéns …