Compartilhar é se importar!
Em mais um não carnaval na #pandemia
Washington Luiz de Araújo, #Bemblogado
Sarau Delivery aceita e fica feliz com pedidos e sugestões de pautas, pois nem sempre há inspiração individual para postarmos. Aliás, na última quarta-feira fiquei tão sem inspiração que não fiz o Sarau. Para compensar, antecipo o de amanhã. E que bom que a gente tem gente para nos inspirar. É o caso da amiga Lúcia Skromov que tem sugerido boas pautas paras o nosso Sarau.
Desta vez, Lúcia nos sugere, e é acatada com reverências carnavalescas, uma postagem sobre marchinhas de carnaval.
Veja o texto da “sarausete! Lúcia:
“Vou te contar uma coisa, Wha -shing-ton, meu pai era um poeta. Gostava de música e, sobretudo, apaixonou-se pelas modinhas de carnavalescas, porque suas letras eram simples e fáceis de memorizar.
Adorava o corso. Transformava o seu jeep em carro alegórico e colocava os seus filhos fantasiados para participar daquele desfile nas terça-feira gorda.
Gostava muito da Carmen Costa, da voz e de como ela falava nas rádios. Uma feita estando no Rio de Janeiro, foi convidado a conhecer um estúdio cinematográfico. Ele já conhecia o Vera Cruz, em São Bernardo do campo. No estúdio do Rio (nunca soube o nome), conheceu pessoalmente Carmen Costa e a atriz Fada Santoro. Ficou literalmente apaixonado pelas duas belezas tão diferentes. coisas de poeta.
Mas a Fada Santoro causou-lhe forte impressão, melhor, eu diria, atingiu-o por conta do erotismo: ela se apresentou com as “pernas de fora” por conta de um papel no filme “Areias Ardentes”. Isto foi o que ele contou. Vai saber????
De toda forma, eu me lembrei de você, especificamente, porque amanhã será o aniversário dele (17/02). Comemoro sempre, ainda que ele já tenha virado uma estrela.
E, desta vez, associei o aniversário dele com coisas de que ele gosta. É aí que entra a Carmen Costa. Cantarei: ” Iaiá, cadê o vaso? o vaso onde eu plantei a flor? Eu vou te contar um caso, eu quebrei o vaso e matei a flor. Que maldade, que maldade. Você bem sabia que no vaso de barro eu plantei a saudade!.
Gostaria que fizesse um programa com marchinhas antigas de carnaval e se lembrasse da Mirabeau e da Carmen Costa”
Vamos lá, Lúcia Skromov, vamos de Carmen Costa, Mirabeau e Fada Santoro, como seu pai deve ter visto (vai saber?).
Vamos também de “O Cordão dos Puxa-saco”, Erastótenes Frazão e Roberto Martins, pai do nosso amigo Jorginho Martins, de Paquetá e um texto sobre a música de 1945.
E mais: a amiga, escritora de mãos cheia, Mirna Brasil Portela idealizou e escreveu um belo livro, com disco, “Carnavalança”, sobre marchinhas de carnaval. Momento oportuníssimo para ouvirmos Mart’nália (produtora musical do projeto) e convidados do naipe de Chico Buarque, Luiz Melodia, Martinho da Vila, Maíra Freitas, Paula Lima, Maria Rita e Moyséis Marques. Marchinhas incontestes num trabalho feito para crianças que, certamente, encanta a todos e a todas.
Trazemos também textos sobre carnaval e até um que elege as oito melhores marchinhas e suas curiosidades. De cara, já sabendo que lista é para ser contestada, contestei: tiraria a última sugerida e incluiria “O Cordão dos Puxa-saco”. Mas abrir o link vale muito, pois você lerá algo sobre as marchinhas e as ouvirá.
Assista ainda Pedro Paulo Malta, no site do IMS – Instituto Moreira Salles, em “Marchinhas para brincar em casa: uma seleção afetiva por João Roberto Kelly”, que é um histórico autor deste estilo musical.
Curta também texto e fotos de Carlos Monteiro, “E se acabarem com o seu carnaval”, na Revista Nova Família, editada pela também “sarausete” Adriana Amaral.
Bom não carnaval, pois o deste ano, infelizmente, ainda será igual aquele que passou. Quem sabe cairemos no carnaval de verdade em abril (não é Chico?).
Carmen Costa e Mirabeau cantam “Jarro da Saudade” (Carnaval, 1957, Mirabeau, Daniel Barbosa e Geraldo Blota)
Anjos do Inferno cantam “O Cordão dos Puxa-Saco” / 1945 (Marchinha de Carnaval de Roberto Martins e Erastótenes Frazão)
Acesse ao link e ouça marchinhas famosas cantadas por grandes nomes de nossa música atual no projeto líteromusical “Carnavalança”, de Mirna Brasil Portella.
No projeto, a cantora Mart’nália produz e divide com estrelas da MPB como Chico Buarque, Maria Rita, Luiz Melodia, Martinho da Vila, Paula Lima, Moyséis Marques e Maíra Freitas uma seleção de marchinhas conhecidas de todos os carnavais. Maíra Freitas assina os arranjos e nesse trabalho encontramos pela primeira vez a família ‘Da Vila’ cantando juntos em uma única faixa ‘Marcha do Galo’ onde cantam juntos Martinho da Vila, Mart’nália e Maíra Freitas. Essas canções ainda vão embalar muitos carnavais!
https://www.mirnabrasilportella.com.br/musicas-carnavalanca
Sympla: As 8 melhores marchinhas de Carnaval e suas histórias. Acesse, leia curiosidades e ouça as músicas.
https://blog.sympla.com.br/as-8-melhores-marchinhas-de-carnaval-e-suas-historias/
Pedro Paulo Malta, no site do IMS – Instituto Moreira Salles: Marchinhas para brincar em casa: uma seleção afetiva por João Roberto Kelly.
Revista Nova Família: E se acabarem com o seu carnaval, de Carlos Monteiro
Carnaval em ano eleitoral: Abram alas Para o Cordão dos Puxa-Sacos!!!
Marchinhas de Carnaval, Wikipedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Marchinha_de_Carnaval
Vá ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:á ao canal do Youtube do Bem Blogado. Curta, compartilhe e assine:
https://www.youtube.com/user/bemblogado/featured
Sarau Delivery é um projeto do Bem Blogado que traz, três vezes por semana, homenagens a artistas, com apresentações para o público que está em casa, recolhido na pandemia, e quem, por circunstâncias, está trabalhando fora de casa.
A seção está aberta para músicos, poetas, contadores de história…
Preencha seu tempo com arte e resistência!
Washington Luiz de Araújo é jornalista do portal #Bemblogado
Compartilhar é se importar!