Compartilhar é se importar!
Saber mais para usufruir melhor
Por: Edson Ferreira da Silva
Tele assistência – Na tele assistência, o foco da comunicação está no paciente e no seu bem-estar. Por meio dela, o paciente é monitorado em seu próprio domicílio ou em um centro de saúde local por um médico ou qualquer outro profissional de saúde que se comunica com outros profissionais à distância. Para aumentar a eficiência do sistema e garantir uma investigação médica acurada são utilizados diversos equipamentos que avaliam parâmetros clínicos e enviam esses dados, geralmente via #internet, para os especialistas à distância.
Teleconsulta – A teleconsulta pode ser feita entre médicos, quando um clínico geral busca assistência de um especialista, como uma segunda opinião no diagnóstico, um medicamento mais indicado, ou até mesmo orientações ao vivo sobre a realização de um procedimento. Outra forma, é a consulta online, feita diretamente entre médicos e pacientes. No Brasil, a prática da tele consulta entre médico e paciente foi viabilizada durante a #pandemia da #Covid-19.
Teleducação – A teleducação já é aplicada em diferentes setores, mas no caso da medicina, o foco é capacitar o profissional de saúde que está longe dos grandes centros, buscando atualizá-lo e prepará-lo para diversas situações da prática médica. Para atingir esse objetivo, a teleducação voltada à telemedicina utiliza-se de videoconferências, aulas, palestras, e-learning e programas de reciclagem. É uma forma de levar conhecimento para melhorar a realização de exames e dar qualidade ao atendimento dos pacientes.
Emissão de laudos à distância – Este é um dos ramos que mais cresce no Brasil. Por meio dessa tecnologia, o exame pode ser realizado em qualquer lugar e laudado por especialistas conectados à internet. Dessa forma, é possível ter acesso facilitado aos melhores médicos do país.
Além disso, a telemedicina pode ser utilizada para:
- Consulta e troca de informações entre instituições de saúde;
- Informação de resultados de exames laboratoriais e de imagens;
- Discussão de casos clínicos, principalmente relacionados a doenças raras;
- Cirurgia robótica;
- Assistência a pacientes crônicos, gestantes de alto risco e idosos.
Edson Ferreira da Silva é advogado e administrador hospitalar atuantes nos Serviços Especializados e Segurança e Medicina do Trabalho -SESMT
www.estudoemfocosaúde.com.br
Canal Youtube EFS
Instagraam – EFS
Compartilhar é se importar!