Compartilhar é se importar!
O que devo fazer?
Por Patrícia Garcia Costa
Olá, pessoal
Muitos de nós quando entramos na faculdade não temos muita consciência do que teremos de enfrentar ao longo dos anos que serão dedicados ao estudo e à finalização do curso. Pois bem, pensando nessa dificuldade, vamos te dar algumas dicas sobre o que é preciso fazer para conseguir bons resultados e ser um aluno #nota10.
A parte boa desta história é que ninguém nos obriga a nada, e se decidimos evoluir, todo sacrifício vale a pena. Aqui vão as dicas:
- Seja fiel aos horários das aulas, sejam elas presenciais ou on-line.
- No momento da aula, desligue ou tire do seu campo de visão seu aparelho celular. Tê-lo ali bem pertinho avisando as notificações que vão chegando não é um bom caminho, você vai dispersar e depois para retomar o raciocínio leva tempo.
- Anote a sequência da aula, os pontos mais importantes.
- Se o professor estiver usando o retroprojetor não tente copiar tudo, a matéria completa da aula será passada posteriormente, mas cuide para anotar os tópicos relevantes, as palavras-chaves, os principais conceitos. Dessa forma, você conseguirá se lembrar da aula quando abrir o seu caderno e verificar o conteúdo anotado.
- Faça perguntas, interaja, não seja tão somente um receptor da mensagem passivo. Acredite: a sua participação traz dinamismo para a aula, faz o professor pensar em outros exemplos e ajuda os colegas que não estão entendendo o conteúdo a pensar outras possibilidades de leitura.
- Procure se manter inteirado do calendário escolar. Não perca o prazo para a entrega de atividades complementares, apresentação de trabalhos, provas. Anote as datas em seu bloco de notas ou até mesmo na primeira página do seu caderno.
- Se o professor passar leituras ou atividades para fazer em casa, faça! Chegue na aula com seus apontamentos, busque conhecer para além do que o professor passar em sala de aula. Estes materiais complementares são tão ou mais importantes do que o conteúdo da aula que, muitas vezes, é sucinto por conta do tempo
Percebam que não estamos focados em sentimentos, mas em decisões. Sim, pensem comigo: se deixarmos pela nossa vontade, nunca teremos tempo, nem disposição, mas uma vez que decidimos, agimos! Essa é a chave do sucesso.
Vocês já ouviram falar em Thomas Edison (1847-1931)?
Ele foi um dos maiores inventores da humanidade, sua melhor criação foi a lâmpada elétrica. Conta a história que ele fez mais de 1000 tentativas até chegar em um resultado de sucesso. E foi com a sua trajetória de vida que ele inspirou muitas pessoas a persistirem em seus objetivos. Guardem com vocês a emblemática frase que ele nos deixou como legado:
Um gênio se faz com 1{cd1bea5bacaf18d63f2613834c965ffdc12ff81d639635183f79bec16d092a66} de inspiração e 99{cd1bea5bacaf18d63f2613834c965ffdc12ff81d639635183f79bec16d092a66} de esforço.
Thomas Edison
Lembre-se que milagres não existem e que tudo o que almejamos fazer na vida vai exigir algumas renúncias e muita dedicação. Portanto, não se acomode, aproveite este tempo precioso na sala de aula, eles farão falta no futuro.
No próximo texto, daremos dicas de como escrever um TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.
Até lá!!
Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora de Língua Portuguesa na Faculdade Paulista de Comunicação e Revisora de textos pela Criterium Textual.
patriciagarcia_30hotmail.com
Compartilhar é se importar!