Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como se tornar um copywriter?

Compartilhar é se importar!

Começar uma carreira como a de copywriting pode parecer extremamente desafiador, mas com algumas dicas para se tornar copywriter, você estará um passo mais perto de conquistar a sua primeira oportunidade de trabalho.

O copywriting não é apenas sobre escrever bem, ou utilizar palavras rebuscadas: envolve entender o público-alvo e desenvolver textos que conversem com ele e que o convertam. 

O profissional de copywriting precisa saber como despertar o desejo de compra e destacar os diferenciais de uma marca. Se você deseja entrar nesse universo, vale a pena conhecer um pouco mais do mercado, estudar as boas práticas e acompanhar o que empresas referência têm a dizer sobre o assunto, como a Receita Previsível. 

O que é um Copywriter e qual o seu papel no mercado?

se tornar copywriter

O copywriter é o profissional responsável por criar textos persuasivos, que visa gerar conversão – seja em vendas, cliques, assinaturas ou engajamento.

A diferença dessa profissão é o uso de gatilhos mentais e técnicas que auxiliam o público a tomar uma ação específica. Esse profissional se destaca por sua habilidade de traduzir os valores de uma marca em mensagens que impactam e ressoam com as necessidades dos clientes. 

No mercado atual, o copywriting se tornou uma profissão indispensável para diversas áreas, principalmente o marketing digital, o e-commerce e o branding de grandes e pequenas empresas. Uma boa copy impacta diretamente o sucesso de campanhas e o crescimento de negócios

Por que escolher a carreira de Copywriter?

A carreira de copywriter é uma excelente escolha para quem tem paixão pela escrita e criatividade, e que deseja flexibilidade e diversidade de atuações.

Seja como autônomo ou parte de uma grande equipe, o copywriter pode trabalhar com diversos tipos de marcas, desde pequenas até grandes empresas. Esse dinamismo proporciona uma experiência rica, e a possibilidade de atuar em diferentes segmentos. 

Além disso, é uma profissão em alta no mercado. Com o crescimento do marketing digital, a demanda por copywriters competentes disparou, pois a comunicação estratégica tem sido fundamental para o sucesso de campanhas.

A grande vantagem é que essa profissão pode ser construída de forma autônoma, permitindo que o profissional seja independente, com liberdade geográfica e de horário, características cada vez mais valorizadas no mercado. 

Quanto ganha um Copywriter?

A remuneração de um copywriter pode variar bastante, a depender do nível de experiência e dos tipos de projeto. Em média, um iniciante pode ganhar em torno de R$ 2.000,00 a R$ 4.000,00 mensais, mas com o aumento da experiência e com bons resultados, é possível ver esses números subirem.

O salário de um copywriter pode ser tal qual salário do executivo de vendas, principalmente para aqueles que conseguem gerar resultados. 

Outro ponto importante é que o copywriter pode escolher entre atuar como autônomo, obtendo liberdade para escolher os seus clientes ou até buscando uma posição fixa em agências.

Para profissionais experientes, o valor recebido por projeto pode ser significativo. Ou seja, o salário de um profissional de copywriting é proporcional à sua capacidade de gerar resultados.

Quais as habilidades essenciais para ser um bom Copywriter? 

Para poder se destacar no mercado de copywriting, é necessário desenvolver diversas habilidades essenciais que vão muito além da escrita. O copywriter precisa dominar técnicas de escrita persuasiva e conseguir criar textos envolventes e estratégicos.

Outro ponto importante é entender muito bem as estratégias de marketing digital, como funis de vendas e personas, pois essas ferramentas direcionam o conteúdo para o público correto. 

O conhecimento em SEO é um diferencial extremamente importante, ao auxiliar o copywriter a posicionar melhor os seus textos em plataformas de busca, ampliando o alcance de suas mensagens.

Outra habilidade chave é a empatia, que permite o profissional entender verdadeiramente as dores e desejos do cliente, para criar mensagens mais impactantes. A combinação de tudo isso contribui para uma trajetória de sucesso. 

Como se tornar um Copywriter sem experiência?

Para quem deseja se tornar um copywriter, entrar nesse mercado pode parecer assustador, mas há algumas estratégias para superar a falta de experiência.

Uma das primeiras dicas para se tornar copywriter é estudar o máximo sobre o assunto, via cursos, blogs e materiais de profissionais da área. Outra dica é criar textos para projetos pessoais, como um blog ou um perfil em redes sociais, que servirão de portfólio inicial para mostrar as suas habilidades. 

Além disso, busque sempre inspirações e conselhos de empresas e profissionais de referência. O ideal é iniciar com trabalhos voluntários ou criar projetos fictícios para construir um portfólio. O importante é colocar a mão na massa e praticar. Com o tempo, você ganhará experiência e segurança para atuar no mercado de copywriting. 

Dicas para criar um portfólio de Copywriting irresistível

Dentre todas as dicas para se criar um portfólio de copywriting irresistível, é importante salientar que estudar sobre o tema é importante, mas estudar sobre diversos outros assuntos enriquecem o seu vocabulário. Para criar um portfólio, você pode começar por: 

  • Escolher os seus melhores textos, sendo fiel aos que demonstram melhor as suas habilidades; 
  • Diversificar o conteúdo, incluindo posts de blog, anúncios, e-mails, posts de redes sociais, e-mail e outros formatos. Isso mostrará sua versatilidade; 
  • Incluir, sempre que possível, números e dados que comprovem a eficácia dos seus textos; 
  • Fazer o seu portfólio brilhar visualmente, organizando-o de forma atrativa e interessante, além de fácil navegação; 
  • Fazer uma bio profissional, destacando as suas habilidades, experiências e áreas de especialização; 
  • Atualizar o seu portfólio sempre, adicionando os novos trabalhos para manter ele sempre fresco e atrativo para os recrutadores. 

Com essas dicas para ter um bom portfólio, que chama a atenção dos clientes, você estará preparado para encarar o mercado de trabalho. Lembre-se de que um bom portfólio é a chave para se destacar neste mercado competitivo e mostrar o valor do seu trabalho. 

O copywriting é uma carreira muito versátil e promissora para quem adora escrever e tem afinidade com o marketing e psicologia do consumidor.

Com essas dicas para se tornar copywriter, você estará no caminho certo para desenvolver as suas habilidades essenciais e atrair clientes. Não se esqueça de estar aberto a aprender com referências do mercado, como a Receita Previsível. 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

A revista Nova Família caracteriza-se por uma linha editorial independente que leva ao leitor matérias, artigos e colunas com informações que provocam a reflexão e a visão além dos fatos. A revista traz os aspectos mais relevantes de hoje e os coloca em discussão através de profissionais e especialistas.

Traduzir Site
ENVIAR MENSAGEM
FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Olá como podemos te ajudar?