Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

É possível descobrir a descendência de uma pessoa?

Compartilhar é se importar!

Se você já quis saber alguma coisa sobre seus antepassados, certamente já se perguntou como é possível descobrir a descendência de uma pessoa. A curiosidade sobre esse tema é algo muito comum e tem chamado a atenção nos últimos tempos. Com a chegada de testes genéticos e serviços que prometem desvendar de onde veio a sua família, essa curiosidade tem aumentado.

Mesmo no Brasil, um país com grande mistura de povos, algumas pessoas sabem bem de onde suas famílias vieram. Por outro lado, muitos não têm a mínima ideia das suas origens. 

A vontade de descobrir a descendência de uma pessoa pode aparecer por muitos motivos e há mais de um jeito de te ajudar a fazer isso. Se você quer entender melhor como isso é possível ou quer aprender como investigar sua descendência, continue lendo esse texto e ele poderá te ajudar.

Primeiros passos para descobrir a descendência de uma pessoa

Você deve pensar que essa tarefa é muito complexa e exige testes caros, mas isso não é sempre verdade. O passo mais simples para começar a investigar a descendência de alguém é aproveitar as informações que já se tem sobre a família. 

Um jeito interessante de fazer isso é a partir de entrevistas com os pais, tios e avós. Desse modo pode-se tentar começar a esboçar um mapa da sua família, o que te ajudará na tarefa de rastrear as suas origens.

Faça um mapa da sua genealogia

Para fazer essa pesquisa da melhor maneira, traçar um mapa da sua genealogia vai ser um bom passo. Para fazer isso, comece com as informações que já tem. Em uma folha de papel, escreva o seu nome e sexo. 

Logo acima, escreva os nomes dos seus pais e acima destes os nomes dos seus avós. Continue fazendo isso incluindo os nomes e sobrenomes de todos os tios e bisavós de que conseguir se lembrar. Assim, em breve você terá um bom mapa para iniciar sua busca.

Caso precise de ajuda, entreviste membros mais velhos da família. Vizinhos e amigos de longa data também podem ser ótimas fontes. Além disso, busque fotografias e registros pessoais antigos que documentem a história da família. 

Caso seja preciso, há vários programas gratuitos na internet que podem te ajudar a montar esse mapa. Contudo, tenha em mente que não é preciso muitas ferramentas para começar, apenas papel e lápis.

Pesquise pelos sobrenomes para descobrir a descendência de uma pessoa

Alguns sobrenomes são bastante próprios de certas origens. Para descobrir se esse é o seu caso, busque a origem da família que trouxe seu sobrenome a esse país. 

Obter essa informação pode ser um ótimo ponto de partida na busca por descobrir a descendência de uma pessoa. Há várias informações sobre a origem dos sobrenomes na internet. Em alguns sites ainda é possível obter dados ainda mais precisos sobre o tema.

Lembre-se de buscar e registrar os sobrenomes das mulheres antes do casamento. A tradição de mudar o nome após se casar pode mascarar suas origens e dificultar seu trabalho. Por isso fique atento aos detalhes! 

Após essa busca você terá uma ideia aproximada das origens da sua família e da sua descendência. Mesmo assim, insista na procura pelo máximo de dados que conseguir juntar. Agências de adoção e orfanatos também podem ser fontes dessas informações, caso a pessoa não saiba nada sobre a sua família.

Se for preciso, recorrer a registros oficiais de casamentos, nascimentos, batismos e óbitos. Esses documentos podem ser encontrados em locais como igrejas e cartórios dos locais em que sua família vive ou viveu. 

Se ainda assim seu sobrenome for muito comum ou não tiver origem certa, não desanime! Esse é apenas o início da trajetória. Junte as informações e pistas que conseguir e siga em frente.

Usando a tecnologia para descobrir a descendência de uma pessoa

A medicina moderna e os avanços na tecnologia possibilitam muitos milagres. Uma delas é a chance de fazer testes genéticos que te dirão de onde a sua família vem. Embora esse seja um método mais caro que os já citados, é muito eficiente. 

Caso suas tentativas tenham falhado, essa pode ser uma ótima estratégia. Contudo, lembre-se que esse não é um recurso perfeito e os testes podem ter falhas ou não ser muito precisos para descobrir a descendência de uma pessoa com exatidão.

Por isso, caso opte por realizar um teste genético pesquise bastante para garantir que esteja contratando um serviço bom. Só será necessária uma amostra do seu DNA, que pode ser obtida através de sangue, cabelos ou mesmo saliva. 

As empresas de qualidade poderão te dizer com bastante precisão de quais lugares do mundo a sua descendência vem. Ainda é possível estimar qual porcentagem do seu DNA descende de cada lugar.

É possível saber, por exemplo, quanto da sua descendência é de origem indígena brasileira e quanto vem da europa, ásia ou áfrica. Em alguns casos pode-se estimar as regiões específicas com maiores detalhes ainda.

Se a sua curiosidade é grande, encontre um teste bom e acessível e invista na descoberta da sua descendência. Esses métodos certamente são os mais confiáveis e precisos para descobrir a descendência de uma pessoa hoje em dia.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

A revista Nova Família caracteriza-se por uma linha editorial independente que leva ao leitor matérias, artigos e colunas com informações que provocam a reflexão e a visão além dos fatos. A revista traz os aspectos mais relevantes de hoje e os coloca em discussão através de profissionais e especialistas.

TRADUZIR SITE
ENVIAR MENSAGEM
FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Olá como podemos te ajudar?