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Confira as etapas de como abrir uma loja virtual

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Você deseja entrar para o mundo dos empreendedores virtuais? Então você precisa saber que conhecer os passos de como abrir uma loja virtual é muito importante para entrar e crescer no mercado do e-commerce.

Assim como em alguns setores como hospital e indústria são utilizados epis obrigatórios, saber como abrir uma loja virtual também necessita de alguns passos obrigatórios para facilitar e acelerar o processo de crescimento da marca. 

Portanto, confira agora todas as dicas de como abrir uma loja virtual e transformar a sua vida e também da sua família. Afinal, trabalhar no e-commerce proporciona um crescimento inimaginável e sem precedentes antes do ambiente digital. 

Passo a passo de como abrir uma loja virtual

1- Definir o poder de investimento

O primeiro passo para qualquer abertura de negócio é desenvolver e determinar o aporte e poder financeiro que você tem à disposição. Portanto, faça os cálculos com sua renda atual ou com quanto de dinheiro tem economizado e guardado e defina um valor máximo que você pode investir nessa nova empreitada. 

Essa iniciativa facilitará a você entender até onde sua loja pode ir pelo menos nesse primeiro passo de criação de uma loja virtual. Com esse valor em mente você também poderá definir, caso seja necessário, o valor que deseja pegar em um empréstimo.

2- Pesquisa de mercado

O segundo passo é analisar o mercado que você deseja colocar em sua loja virtual. Portanto, nem sempre aquele tipo de produto ou mercado que você gosta ou se identifica é o melhor para você abrir uma loja virtual, afinal pode não ter muitos consumidores. 

Isto é, com uma análise de mercado, você pode conhecer quais mercados estão em alta, quais os mais procurados pelos consumidores. Por fim, é importante saber que existem vários mercados como cosméticos, eletrônicos, esportes e outros.

3- Estudo de nicho e público-alvo

Com a pesquisa de mercado desenvolvida você já tem conhecimento do segmento que sua loja virtual busca atingir e atrair. Então é preciso definir agora com que sua loja virtual quer se relacionar, ou seja, para que tipo de consumidor quer vender.

Portanto, se a sua loja virtual atinge um mercado que tem como foco jovens de 18 a 30 anos, é essencial para o desenvolvimento das vendas e lucratividade da sua loja virtual que as ações e estratégias correspondam com a linguagem desse público.

4- Desenvolva um nome e uma identidade visual

Com todas as três etapas bem estabelecidas, chegou o momento de usar e abusar da criatividade, buscando sempre estar alinhado com o seu público, criar um nome e também uma identidade visual que transpareça a missão e valores da marca.

É a partir da relação com os ideais da sua loja virtual e até mesmo do nome que o seu público-alvo se sentirá mais atraído e representado. Portanto, é uma etapa bastante importante que pode até necessitar do auxílio de profissionais da área de criação e comunicação.

5- Regularize sua loja virtual

Após todos esses passos de estudo e criação, chega o momento de transformar sua loja virtual existente e regularizada conforme as leis do governo. Por isso, é importante  abrir um CNPJ para a sua loja virtual.

Abrir um MEI pode ser uma alternativa mais barata entre os diferentes processos de regulamentação de empresas, O MEI garantirá tanto os seus direitos trabalhistas para com a empresa quanto para os seus possíveis colaboradores. 

Além disso, com o CNPJ e MEI em mãos sua empresa estará cumprindo as obrigações legais para poder, por exemplo, emitir notas fiscais aos seus clientes e contratar funcionários, caso seja necessário.

6- Planejamento logístico

O sexto passo é muito importante para diminuir estresses e problemas que as vendas online podem apresentar, como falta de entregas. É essencial que você planeje muito bem como funcionará a logística da sua loja virtual. 

E um dos pontos principais desse planejamento é escolher bem seus fornecedores. Isso vai possibilitar que seus produtos sejam feitos com a qualidade desejada e também que diminua os riscos de atrasos de matérias-primas ou produtos finais.

Portanto, você também precisa ter e manter um estoque organizado para ter controle de tudo que pode ser inserido no site e também produtos que precisam ser repostos. 

7- Colocar o site da loja virtual em prática

Esse, assim como o momento de criação do nome e identidade visual, é um momento muito importante para atrair e conversar melhor com o seu público-alvo. Por isso, é importante que ele tenha relação com a identidade desenvolvida no quarto passo.

O site de uma loja virtual nada mais é que uma vitrine. Com isso, é a partir do site que os consumidores vão poder se comunicar e, principalmente, se interessar pelos seus produtos. Procure bons profissionais para o desenvolvimento do seu site e do seu domínio.

Por isso, é importante se cercar de bons profissionais, especializados no desenvolvimento de sites e que consigam construir uma plataforma que seja intuitiva e prática para possibilitar a melhor usabilidade possível para os internautas. 

8- Escolha os métodos de pagamentos

Com tudo isso desenvolvido, o oitavo passo é determinar as formas de pagamento que seus clientes poderão escolher no momento das compras no seu site. É muito importante que tenha uma diversa quantidade de pagamentos para atingir o maior número de clientes possível, facilitando a vida dos consumidores.

Entretanto, existem alguns métodos de pagamento que são altamente encontrados nos mais diversos sites e até nos possíveis concorrentes da sua loja virtual, como boleto bancário e cartão de crédito e débito. Além disso, um novo método que atrai muitos brasileiros, em diferentes mercados, é o PIX.

9- Divulgue sua marca

Por fim, a última dica e passo apresentado é a divulgação da sua loja virtual. Uma das melhores maneiras de atrair rápido e mais consumidores é colocar sua loja virtual também presente nas redes sociais, afinal grande parte dos seus clientes estarão por lá. 

Entretanto, colocar sua loja virtual em veículos de comunicação, outros sites e blogs também é uma ótima maneira de divulgar sua marca. Entretanto, é importante se atentar ao público-alvo desses canais, afinal você precisa atrair o seu e não o deles.

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