Compartilhar é se importar!
A falta de organização das finanças impactam na qualidade de vida de várias famílias. Por isso, um livro educação financeira tem o intuito de apresentar para pessoas iniciantes ou da área maneiras de cuidar das finanças.
Afinal, a cada ano surgem diferentes maneiras de investir o dinheiro e gerar uma renda passiva, ou seja, aquela renda que não necessita de esforço físico. Entre as várias formas está o investimento em bolsa de valores ou decidir por comprar bitcoin.
Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre alguns livros de educação financeira. Além disso, separamos algumas dicas principais para ajudar na organização das suas finanças.
Importância da educação financeira
Antes de conhecer alguns livros sobre educação financeira é importante entender a importância desse tema. A educação financeira tem o objetivo de mostrar às pessoas como elas gastam seu dinheiro e as melhores maneiras de economizar.
Por isso, é uma forma de adequar o comportamento de um consumidor com o intuito de que ele possa realizar mais sonhos ou que consiga ter dinheiro para pagar as contas em dia.
Para isso, os processos envolvem desde o entendimento do perfil às necessidades prioritárias de cada pessoa ou família. A partir disso é possível estabelecer metas mensais e traçar objetivos a serem alcançados em curto, médio e longo prazo.
Livro educação financeira
Agora que você já sabe a importância da educação financeira para a sua rotina e para qualidade de vida a longo prazo, conheça alguns livros que comentam sobre o tema.
1- Os segredos da mente milionária
O livro “Os segredos da mente milionária”, escrito por T. Harv Eker é perfeito para quem deseja entender sobre as maneiras de pensar de um milionário. Para tornar isso possível, o escritor apresenta 17 diferenças entre o pensamento milionário e mediano.
Com o avançar das páginas e dos paralelos traçados, o livro apresenta ideias que podem ser muito úteis para quem deseja entrar para o mundo das finanças.
2- O investidor inteligente
Outro livro educação financeira foi escrito por Benjamin Graham, “O investidor inteligente” é considerado um clássico. Além disso, o prefácio do livro foi escrito pelo renovado Warren Buffet, um dos homens mais bem sucedidos do mundo.
O livro é extremamente completo e passa uma boa noção sobre o mundo dos investimentos além de apresentar algumas dicas valiosas sobre como investir bem. O tema Bolsa de Valores também é constantemente abordado durante o livro.
3- Pai Rico, Pai Pobre
O terceiro livro que iremos abordar é um verdadeiro best-seller quando o assunto é livro educação financeira. Escrito por Robert Kiyosaki e Sharon Lechter o livro conta a história de dois pais, com carreiras e vidas bem diferentes,
Um extremamente bem-sucedido com três faculdades no currículo e outro humilde sem ter completado o ensino médio, mas que se torna uma das pessoas mais ricas do Havaí. A partir dessa história, os escritores apresentam motivos para isso acontecer.
Nesse sentido, o livro é uma verdadeira escola para quem deseja entender sobre educação financeira, conceitos de renda passiva e ativa. Entretanto, o best-seller é uma maneira de
4- Do mil ao milhão: Sem cortar o cafezinho
O quarto livro educação financeira foi escrito pelo brasileiro Thiago Nigro. Certamente uma das figuras mais conhecidas do universo de finanças e criador do canal “O Primo Rico”.
Para criar o canal no Youtube, já prevendo o potencial da internet, Nigro utilizou de toda a expertise adquirida como investidor e assessor de investimentos para ajudar pessoas.
O livro “Do Mil ao Milhão: Sem cortar o cafezinho” apresenta alguns dos principais aprendizados de Nigro. Para isso, ele aborda principalmente 3 pilares que ele considera essenciais para a independência financeira: gastar bem, investir melhor e ganhar mais.
5- Quem pensa enriquece
Outro best-seller é o “Quem pensa enriquece” escrito por Napoleon Hill. No livro, o escritor apresenta a ascensão financeira de dezenas das maiores fortunas do mundo. Assim, conta a história de Henry Ford, Theodore Roosevelt, John Rockefeller e outros.
A partir disso o leitor pode ter acesso a 15 características que todos esses milionários e bem-sucedidos têm em comum, ensinando como fazer parte desse grupo.
Dicas de educação financeira
Agora que você já conhece alguns livros de educação financeira é hora de conhecer algumas dicas rápidas para organizar suas finanças. A primeira dica é calcular o orçamento mensal.
Para isso, é fundamental entender quanto você gasta e quanto você ganha por mês. Com isso, poderá determinar os gastos fixos e o valor necessário para garantir a funcionalidade da sua casa. Logo, some alguns gastos como aluguel, contas de água, luz e outros.
Ao ter noção do valor necessário para manter o seu mês é possível dar início a segunda dica, definir uma meta. Para auxiliar no processo de determinar quanto deseja juntar por mês é interessante definir o objetivo desse dinheiro.
Ou seja, pode ser para utilizar na aposentadoria, a longo prazo ou até mesmo para fazer uma viagem dos sonhos em médio prazo. A partir desse entendimento é possível encontrar onde você pode cortar gastos desnecessários.
Portanto, entenda todos os seus gastos mensais e procure aqueles que podem ser diminuídos, como número de almoços fora de casa ou gastos com roupas. O importante é você criar mecanismos para conseguir economizar o valor estipulado na dica anterior.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto é possível conhecer 5 dos melhores livros de educação financeira disponíveis.
A partir deles o leitor, iniciante ou não, consegue ter uma noção de como funciona a educação financeira e porque é importante.
Nesse sentido, o texto apresenta livros escritos por brasileiros e estrangeiros Livros estes que abordam o assunto de maneiras distintas, uns de maneira mais acadêmica e outros com uma leitura mais leve.
Portanto, se você deseja melhorar suas finanças e se aprofundar mais no assunto certamente os livros citados podem te ajudar nesse caminho. Vale destacar que o estudo sobre educação financeira é algo constante e que sempre se transforma.
Logo, procure se cercar de bons conhecimentos, livros e profissionais para alcançar a tão sonhada independência financeira.
Compartilhar é se importar!