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CADA UM NO SEU QUADRADO

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Os limites entre família e escola estão cada vez mais confusos no que diz respeito à educação da criança. Afinal, qual é o papel de cada um? – FERNANDO CUNHA

Explicar concretamente as funções da família e da escola na criação de uma criança não é mais tão simples assim. Conceituar o campo de responsabilidade de cada um se tornou uma tarefa complexa e parece que os objetivos da sociedade, da escola e da família estão um pouco desencontrados. Claro, entende-se que todos devem andar lado a lado, mas está havendo uma certa confusão sobre a delimitação entre eles.

Não é incomum observar, hoje em dia, famílias nas quais as crianças nem sempre recebem apropriadamente noções de respeito, limite e do pensar no próximo. Já a escola, ao entrar com a missão de dar uma formação pedagógica ao indivíduo, precisa oferecer muito mais que isso. Atualmente, professores vão além das suas funções de ensinar matérias e conhecimentos, desempenhando, em muitos casos, papéis de educadores sociais, cuidando, além do aspecto curricular da instituição, do lado emocional da criança.

ESCOLA: ALÉM DO ENSINO PEDAGÓGICO

Segundo a psicopedagoga Valéria Laitano D’Avila, “as famílias não se encontram mais comprometidas totalmente em preparar cidadãos para a vida social, pois muitas vezes acabam transferindo para a escola a responsabilidade da educação de seus filhos. Isso vai de encontro à agilidade do mundo moderno e, na maioria das vezes, essas atitudes acabam passando despercebidas pelos pais, que deveriam destinar mais tempo do seu dia a dia para seus filhos”.

Nestes casos, as escolas recebem das famílias indivíduos que necessitam muito mais do que o ensinamento pedagógico, sendo responsáveis por uma educação social iniciada praticamente do zero. É necessário que o educador ensine a criança como respeitar os colegas, os professores e as regras, e que a sua falta de interesse e empenho nos estudos só é prejudicial a ele mesmo.

ATENÇÃO EM CASA

Para a pedagoga e professora de séries iniciais Eliana Pires, muitas vezes, o problema está na falta de atenção que as crianças têm em casa. “Com o corre-corre diário da família, atribuições que deveriam ser básicas dos pais, como dar atenção e carinho, têm ficado cada vez mais de lado e, em muitas situações, eles acabam tentando suprir com o material, preferindo presentear a criança em vez de ouvi-la e tentar manter uma relação mais fraternal. Muitas crianças chegam na escola carentes de atenção”, explica a pedagoga.

Eliana complementa, dizendo que “para muitos pais é mais fácil dar ao seu filho um smartphone de última geração, repleto de aplicativos e saber que ele estará ali quieto, mexendo no aparelho, enquanto o pai cuida de seus compromissos, muitas vezes profissionais, e deixa a desejar em suas obrigações de ensinar bons valores e destinar atenção à criança. Quem paga essa conta é a escola”.

QUAL É A SOLUÇÃO?

A parceria entre família e escola é essencial. Ambas precisam dar as mãos e é preciso que a família entenda que a educação começa em casa. A época de aprendizado pedagógico dentro de sala de aula se encerra, mas o papel dos pais é para sempre.

Segundo a psicóloga infantil Ana Lucia Pizzi, com frequência cada vez maior, procuramos culpados para tudo na sociedade, mas, no caso família e escola, as atribuições devem andar juntas. “Não devemos apontar culpados, mas ter a consciência de que cada um precisa fazer o seu papel. O professor deve se preocupar em dar uma boa aula ou enviar uma tarefa para casa que gere um ensinamento adequado, como ler e adquirir conhecimento. Em contrapartida, o pai, mesmo ao chegar do trabalho cansado no final do dia, deve destinar um tempo de atenção ao seu filho.

Os professores devem estar motivados para exercer seu trabalho de educar e os pais motivados a ensinar bons valores e serem atenciosos com seus filhos”, diz a psicóloga.

ATRIBUIÇÃO DE PAPÉIS

CONFIRA ALGUNS PONTOS A SEREM OBSERVADOS QUANTO À COMPETÊNCIA DE CADA ÁREA EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

FAMÍLIA

Está entre as atribuições da família criar um cidadão do bem, que tenha valores definidos, respeito e boa índole. Deve haver diálogo constante entre pais e filhos, além de imposição de limites e paciência para mostrar que na vida em sociedade existem direitos e deveres.

ESCOLA

Como já citamos, o papel da escola é com a parte pedagógica, sendo coerente com os procedimentos e formas de aprendizado. Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na comunidade escolar, como responsável por seu processo educacional. É importante que a escola contenha profissionais e uma estrutura adequada para proporcionar um ensino de qualidade.

INTEGRAÇÃO

A escola abrir as portas para os pais, fazendo com que eles se sintam à vontade em participar de atividades escolares, é fundamental para essa integração. Marcar reuniões e conversas periódicas sobre o desenvolvimento e desempenho do aluno é também essencial. A parceria entre família e escola é imprescindível para o sucesso da criança no aspecto educacional. Pais e escola devem caminhar lado a lado nesse quesito, para conseguirem, juntos, formar um bom cidadão.

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