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Como a gestão comercial pode ajudar a minha empresa a crescer?

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Entender o que é gestão comercial é fundamental para qualquer tipo de empresa, independente do seu tamanho. Para conseguir aumentar as suas vendas e produtividade, uma empresa necessita de uma área específica para lidar com clientes e investidores, é onde entra a gestão comercial.

Com esse recurso, é possível desenvolver estratégias que melhorem os resultados de sua empresa, de forma geral. Acompanhe este post para saber mais sobre a gestão comercial e como podemos aplicá-la em uma empresa.

Qual o conceito de gestão comercial?

Se trata de uma área responsável pelo gerenciamento de todos os processos e recursos envolvidos no setor comercial de uma determinada empresa. As vendas são essenciais para qualquer tipo de empreendimento. São elas que geram as receitas que cobrem as despesas envolvidas no negócio.

Para conseguir aumentar as vendas é preciso convencer o cliente, que passa por uma verdadeira jornada antes de decidir se vai ou não comprar o produto. Primeiro ele descobre o produto que você está oferecendo, depois o avalia, considera e, por fim, decide. A área de gestão comercial guia o cliente durante esse processo.

Como a gestão comercial pode ajudar a sua empresa?

A gestão comercial é imprescindível para a sua empresa, afinal, permite que a empresa se mantenha e possa se desenvolver no mercado. Uma das formas de fazer isso é alavancando as receitas. A gestão comercial auxilia a equipe de vendas a ter ações definidas, que aumentam as vendas, e consequentemente a receita da empresa. 

Outro benefício que a gestão comercial pode trazer para a sua empresa é a fidelização de clientes. O setor de vendas consegue aumentar a confiança do cliente em relação a sua empresa, tornando-o um comprador fiel. 

Além disso, com a gestão comercial, todas as áreas comerciais da empresa, como estoque, marketing e financeiro, trabalham de forma coordenada, sempre pensando na melhor forma de melhorar os resultados.

Como fazer a implementação da gestão comercial na sua empresa?

As formas de implementar uma gestão comercial pode variar a depender da empresa, afinal, cada qual lida com produtos e clientes diferentes. Porém, existem algumas ações que você deve realizar, independente do tipo de empreendimento, como: 

●     Definir objetivos: determine objetivos para a sua empresa alcançar em um certo período. Os resultados servirão de base para a melhoria da sua equipe de vendas;

●     Montar uma boa equipe: procure reunir bons profissionais para compor a sua equipe, como um gestor comercial, executivo de vendas e um profissional que sirva soluções tecnológicas;

●     Usar indicadores de desempenho: fixe indicadores que auxiliem a medir o desempenho, como as quantidades de vendas e o valor médio de cada uma;

●     Crie um sistema de incentivo: ofereça comissões e benefícios para a sua equipe de venda, isso irá motivá-los;

●     Busque sempre melhorar: faça análises e revisões sobre os processos de vendas da sua empresa, isso lhe ajudará a encontrar aspectos que devem ser melhorados.

Com essas práticas é possível implementar a gestão comercial em sua empresa. Como mencionamos, esse processo deve se adaptar ao seu empreendimento, conforme as necessidades do seu produto.

Qual a área de atuação de um gestor comercial?

A gestão comercial está presente em qualquer tipo de empresa, por isso, a área de atuação de um gestor comercial é muito ampla. Esse profissional pode atuar em qualquer empresa que tenha um setor comercial, já que pode realizar funções como gerir o banco de dados dos clientes ou intermediar a relação entre a equipe de vendas e outros setores.

O que é necessário para ser um bom gestor comercial?

Um bom gestor comercial precisa estar sempre empenhado em buscar os melhores resultados para a empresa. Apesar de ter muitas oportunidades na área, o profissional de gestão comercial necessita de algumas características que o diferencie dos demais, como: 

●     Habilidade para liderar;

●     Capacidade de montar boas equipes de vendas;

●     Visão para desenvolver boas estratégias para o empreendimento;

●     Inteligência emocional;

●     Ser bom em lidar com pessoas; 

Um bom gestor comercial é capaz de melhorar notavelmente os resultados de uma empresa. Portanto, agora que sabe o que é gestão comercial e quais as características que um profissional dessa área deve ter, implemente esse processo em sua empresa e veja os seus resultados melhorarem.

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