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O que importa é o respeito…

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Há tempos tenho percebido que o mundo está menos educado, menos gentil, menos empático.

Percebo isso no elevador, no supermercado, dentro do avião.

Tinha a impressão que o mundo tinha empobrecido financeiramente e, que a falta de acesso à boa educação tinha participação determinante nesses comportamentos que considero, no mínimo, sem refinamento. Mas, recentemente, dentro de um avião cuja passagem de ponte-aérea custou R$1.000,00, percebi que não. 

A geração que conquistou o novo dinheiro, é a geração do tudo pode. E, o “tudo pode” não vale só para vestimenta, corte de cabelo, para o inglês no meio de um português cheio de erros.

Descobri que essa geração do novo dinheiro – também – acha que com ele, tudo pode. Inclusive, ser grosso, não prestar atenção se a mochila que está nas suas costas está batendo em alguém que está à sua volta. Ou ser mal-educado e passar na frente dos outros porque está com mais pressa.

Outra característica que tem me chamado atenção é o X no final das expressões de cumprimento coletivo e que parece ser um dos aprendizados desse novo mundo. Agradecer no email com “obrigadx”, por exemplo, parece resolver todos os pedidos de desculpas por serem tão mal-educados com todos.

O X é só um X. O respeito, não está simbolizado nele. O respeito sempre esteve e estará simbolizado nas atitudes respeitosas que temos com o outro. No pedido de desculpas, na fila que você respeita, no bom dia que você dá para o caixa do supermercado ou no elevador do seu prédio…seja o outro preto, LGBTQIA+, mulher ou com alguma síndrome especial. 

O respeito sempre esteve ou estará no cuidado que você tem com sua mochila para que ela não bata nos outros, no respeito à religião que não é a sua, no cabelo diferente do seu, nas roupas que você não usaria (mas, que outras pessoas passaram a adorar usar). 

O respeito está no feedback cuidadoso, na gestão humanizada de pessoas, na cobrança educada e na relação de confiança que você estabelece com quem trabalha com você.

O X é o de menos. O que precisamos é dos bons hábitos elegantes, refinados, respeitosos e cuidadosos com o outro.

Que o novo mundo do dinheiro caia logo na real. Com X ou sem X.

Fernanda Muradas, proprietária da consultoria Sé.Tú Connection, especialista em gestão de pessoas, gestão comercial e em Felicidade no trabalho. Co-autora de 4 livros, após 30 anos no mundo corporativo, passou a dedicar-se ao desenvolvimento de executivos e C-levels.

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