Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Os encantos e belezas do Espírito Santo

Compartilhar é se importar!

Parque Estadual Fonte Frande

Por Beatriz Herkenhoff

Sou completamente apaixonada por #Vitória, cidade onde moro há 46 anos. Fico pensando sobre quantas pessoas moram na capital e não conhecem seus lindos e preciosos recantos.

Após aposentar, antes da #pandemia, eu levava muitos amigos para fazer um tour pela cidade, e também #VilaVelha e outros municípios do #EspíritoSanto.

Sinto tanto prazer e alegria ao realizar esses passeios, que muitos diziam que eu deveria me especializar em guia turístico. Mas, prefiro exercer esse hobby de forma livre, leve e solta.

Nesse momento em que estamos voltando a sair (com todos os cuidados ainda necessários), vou dar algumas dicas interessantes de locais imperdíveis, incluindo restaurantes. Eu planejo os passeios dentro de uma lógica que possibilita conhecer o maior número possível de lugares em menos tempo.

A autora posa embaixo da Pedra da Cebola

Começando pelo #ConventodaPenha, com sua beleza ímpar e impactante. Subir a pé pela floresta é um exercício de contemplação e contato com a natureza.

A #PraiadaCosta é linda e o #FarolSantaLuzia em Vila Velha é um lugar imperdível. Pertinho tem a #PraiaSecreta.

O #MorrodoMoreno oferece várias opções:

1. um circuito de carro com paradas para lindas fotos;

2. uma subida a pé pela trilha. Ao atingir o topo ficamos sem voz com tanta beleza;

3. quem tiver fôlego e disposição, vale a pena fazer uma trilha monitorada no Morro do Moreno com direito a rapel.

No dia seguinte um circuito por Vitória possibilita explorar o #ParquePedradaCebola. Indo, em seguida, para a #AssociaçãodasPaneleiras, produto que é Patrimônio Cultural Brasileiro. . É maravilhoso ver todo o processo de produção artesanal das panelas, ouvir as histórias daqueles que mantêm uma tradição, de origem indígena, há 400 anos, num momento mágico de mergulho na cultura e artesanato.

Uma parada para um arroz de mariscos “dos deuses” no #RestauranteEnseadaGeraldinho, em #JardimdaPenha e depois uma caminhada pelo #ParqueBotânicodaVale, que oferece um espaço de lazer e uma unidade de conservação da #MataAtlântica. É possível fazer uma trilha monitorada e apreciar mais de 140 espécies de árvores. O espaço de brinquedos é lindo! Balanços, trenzinho, todos em madeira de dormentes da ferrovia Vitória Minas.

Sugiro curtir o pôr do sol na Caixa d’água da #Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo). Apreciar uma linda vista do canal e mangue de Vitória. E , para

fechar o dia, temos excelentes bares:

O #SrGil está fazendo sucesso pela qualidade dos pratos e beleza do local, também pelo espaço aberto que possibilita distanciamento. As pizzarias #DomCamaleone e #SalsadaPraia também são ótimas opções.

No dia seguinte, vale a pena visitar o #MuseuSolarMonjardim, uma das mais antigas construções rurais do período colonial capixaba. Com visita monitorada, podemos apreciar os móveis, utensílios e conhecer suas histórias.

O #Hortomercado também é uma excelente opção de almoço, pois oferece um ambiente descontraído com vários restaurantes: #SoldaTerra; #Paneladebarro e, durante a #pandemia o famoso #BotecodoJoão (em Santa Marta) abriu uma filial no hortomercado. Após o almoço, experimentem o delicioso café da vovó (pequeno coador de pano) no #Carniell Cafeteria. Às quintas-feiras, tem happy

hour com chorinho na varanda. Ao lado tem a #PraçadoPapa, com um visual deslumbrante e relaxante; uma bela vista da Terceira Ponte, do #ConventodaPenha e a chegada de navios que passam pelo canal de Vitória em direção ao Porto, no centro da cidade.

Aproveitem para conhecer o #ProjetoTamar, que atrai adultos e crianças com suas histórias de preservação ambiental. Eles monitoram 160 km de praias continentais e protegem quase 3000 desovas de tartarugas e 150 mil filhotes. E o passeio de lancha saindo do #PeardeIemanjá, na praia de #Camburi também é imperdível.

Para fechar o dia, a moqueca capixaba é famosa! Conhecida pela expressão: “Moqueca só capixaba, o resto é peixada”.

Muitos são os restaurantes que oferecem frutos do mar, moquecas e a deliciosa caranguejada. Indicaria: #PartidoAlto, #BardoBigode, #Teresa (Ilha das Caieiras), #RestauranteSãoPedro, #Pirão, #CaranguejodoAssis, #IlhadoCaranguejo.

Mais um dia, e vale a pena conhecer o #MuseudaVale, antiga #EstaçãoPedroNolasco, que tem uma vista privilegiada da baia de Vitória. O armazém de cargas foi adaptado para receber exposições de arte e, no último andar tem uma maquete da estrada de ferro, que faz o trajeto da #EstradadeferroVitóriaMinas. Tudo muito lindo e delicado. Um momento de diversão e encantamento!

Relativamente próximo tem o #ParqueEstadualdaFonteGrande, situado a 310 metros acima do nível do mar. Com vários mirantes, oferece uma vista privilegiada da cidade, além de caminhadas e trilhas pela mata atlântica. Com todas essas imagens povoando nossa mente, um almoço na #IlhadasCaieiras completa o circuito. É um dos bairros mais antigos de Vitória. Conhecido pela pesca, pela gastronomia, pela cultura das desfiadeiras de siri e pelo belíssimo pôr do sol. Na volta, uma parada na #BasílicadeSantoAntônio e à noite uma esticada no bar argentino #LaDolina possibilita saborear as empanadas e outros pratos argentinos famosos.

A riqueza cultural e histórica de Vitória passa necessariamente pelo centro. Por isso, um tour pelo centro histórico é essencial. Destacaria a #IgrejaSãoGonçalo, #PortodeVitória, #PalácioAnchieta (visita guiada nos finais de semana); #CatedraldeVitória; #ConventodoCarmo; #ConventodeSãoFrancisco; #ViadutoCaramuru; #EscadariaMariaOrtiz; #PraçaCostaPereira, #TeatroCarlosGomes, #Fafi e #SescGlória. #MercadoCapixaba, #ParqueMoscoso, #MucaneMuseuCapixabadoNegro e #MuseudeArtedoEspíritoSanto.

Existe um movimento para revitalização do centro de Vitória e com ele surgem locais que reúnem arte, gastronomia e música de qualidade.  A #AssociaçãoAmacentro, valoriza a região e reivindica dos órgãos públicos um investimento em sua revitalização. Recomendo terminar o dia na charmosa #CasadeBamba, com um grupo musical tocando samba de raiz. Abre também para almoço.

O tour pelas praias do Norte do Estado tem início com uma caminhada pelas praias em #Manguinhos, um ambiente bucólico e acolhedor. Em #Jacaraipe,

parada obrigatória na #CasadePedra do artista #Neusso, construída com rochas recolhidas dos arrecifes das praias. A casa se transformou em galeria de arte, com as belíssimas obras que Neusso produz a partir da natureza morta. É um ambiente de paz e somos recebidos amorosamente pelo artista, que muito nos ensina com sua sabedoria, simplicidade, desapego e alegria. Nessa rua tem outros artistas plásticos com lindas exposições.

Continue o passeio indo para #NovaAlmeida conhecer a #IgrejadosReisMagos (1580). O local é uma espécie de museu e sítio arqueológico (tombado como patrimônio histórico) e tem uma vista privilegiada da Orla de Nova Almeida. para o almoço, indico o #NinhodaRochinha, restaurante rústico, construído no alto da colina, com vista deslumbrante. Como sobremesa, experimente o quindim do Sr. Wilson (Cantinho’s Bar) e o picolé ituzinho da Sorveteria Domingos.

No dia seguinte, um mergulho pelas praias do norte do Estado, com um passeio de escuna pelo manguezal do #RioPiraqueaçu, #Santa Cruz. Experimente os frutos do mar do restaurante #Irajá e depois conheça as #PraiasdoSauhi, #Coqueiral e dos #Padres.

Outras dicas de passeios para quem vai ficar alguns dias  a mais na cidade: nas montanhas temos #PedraAzul; #DomingosMartins; #SantaTeresa. Ao norte, a #PraiadeItaúnas e #ConceiçãodaBarra; ao sul, #PontadaFruta, #BarradoJucu, #ParqueEstadualPauloVinhas (Setiba). Finalmente, #Guarapari e suas belíssimas praias: #Castelhanos, #Anchieta, #Iriri, #Ubu, #Parati #Piúma e #Marataizes.

Confesso que daria para escrever outra crônica com essas sugestões finais. Tudo lindamente impactante.

Pedra da Cebola

Convento da Penha

                         

Museu do Vale]
Morro do Moreno

                                                   

Tem como não se apaixonar por tudo isso?

Imagem: Arquivo pessoal

Beatriz Herkenhoff é  doutora em serviço social pela PUC São Paulo. Professora aposentada da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). Autora do livro Por um Triz – Crônicas sobre a vida em tempos de pandemia.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

A revista Nova Família caracteriza-se por uma linha editorial independente que leva ao leitor matérias, artigos e colunas com informações que provocam a reflexão e a visão além dos fatos. A revista traz os aspectos mais relevantes de hoje e os coloca em discussão através de profissionais e especialistas.

TRADUZIR SITE
ENVIAR MENSAGEM
FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Olá como podemos te ajudar?