Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Remédio para cólica: saiba quando, como e qual usar

Compartilhar é se importar!

Os cuidados com o ciclo menstrual e principalmente com a cólica é um assunto que aflige várias mulheres. Por isso, conhecer alguns cuidados e remédio para cólica é fundamental para diminuir esse momento tão estressante. 

Entre as maneiras de diminuir as dores da cólica está a fisioterapia pélvica, que tem o objetivo de auxiliar nas dores crônicas e oferecer melhor qualidade de vida. Além disso, existem diferentes métodos e remédios. 

Para isso, preparamos o texto a seguir com tudo o que você precisa saber sobre remédio para cólica. Ou seja, como e quando utilizar e algumas dicas de remédio natural para amenizar as dores. 

Quando e como utilizar remédio para cólica?

Antes de conhecer algumas dicas sobre os remédios é fundamental entender quando utilizar os remédios. Por apresentar graus de intensidade, a cólica pode afetar mais ou menos cada mulher.

Por isso, é muito importante ter o conhecimento técnico de um médico para auxiliar na decisão sobre os melhores métodos para amenizar as dores.

Embora muitas mulheres utilizam analgésicos, eles não são totalmente indicados para cólica, por contrair o útero.

Portanto, a partir da ajuda de um especialista é possível entender melhor qual o remédio para cólica indicado para o seu caso. De modo geral, os remédios mais indicados são anti-inflamatórios e antiespasmódicos. 

Para saber como utilizar o remédio para cólica também é muito importante seguir as orientações do médico especialista e também se orientar pela bula. A partir dela, você poderá entender as doses diárias relativas ao seu caso. 

3 tipos de remédio para cólica

Agora você já sabe a importância de se consultar com um médico especialista para saber as melhores opções e maneiras de tomar um remédio para cólica. Além do uso de anticoncepcionais, existem outros 3 tipos de remédio para cólica. Confira! 

1- Anti-inflamatório não esteroides

Geralmente os anti-inflamatórios não esteroides, conhecidos principalmente como AINES, são indicados por ginecologistas para controlar a cólica menstrual. De modo geral, esse remédio para cólica auxilia na diminuição da produção de prostaglandinas.

Essas substâncias estão diretamente relacionadas à contração do útero, o que causa as dores da cólica. Entretanto, apesar de ser eficaz, seu uso não é recomendado por um longo período de tempo.

Por isso, para não desencadear outros efeitos colaterais como náuseas e dor de estômago é fundamental que a paciente siga as doses recomendadas pelo médico especialista. Entre os anti-inflamatórios mais indicados podemos citar o Ibuprofeno.

2- Analgésicos

Pela facilidade de comprar os analgésicos, como o paracetamol e a dipirona, eles costumam ser os mais utilizados pelas mulheres sem a indicação de ginecologistas. Entretanto, esse remédio para cólica requer cuidados, por possuir contraindicações. 

Além disso, o uso dos analgésicos em excesso pode proporcionar uma contração maior do útero e piorar a cólica menstrual. Por isso, é fundamental a consulta com um ginecologista para ele direcionar a maneira correta de utilizar os analgésicos. 

3- Antiespasmódicos

Já os antiespasmódicos, como a escopolamina ou butilbrometo de escopolamina, como o nome já deixa a entender, funcionam diretamente nas contrações. Com isso, diminuem o número de contrações e também os espasmos dos músculos do útero, aliviando a dor.

De modo geral, a escopolamina, mais conhecida como Buscopan, pode ser comprada em qualquer farmácia. Entretanto, é fundamental o acompanhamento médico para determinar a melhor dosagem para seu ciclo menstrual. 

Alternativas naturais de remédio para cólica 

Apesar da grande parcela das mulheres fazerem uso de remédios para cólica, existem alternativas naturais que auxiliam na diminuição das dores do ciclo menstrual. Entre os remédios naturais mais conhecidos está o uso de chá de gengibre e de calêndula.

Esses tipos de chá apresentam características antiespasmódicas e calmante, o que auxilia no alívio da dor da cólica. Além disso, eles podem ser utilizados tanto como única fonte de remédio como complemento aos remédios indicados pelo seu ginecologista. 

Além do consumo desses chás, a regularidade de exercícios físicos também auxilia na diminuição da intensidade das dores da cólica. Entre os métodos naturais mais utilizados também estão o banho morno e a compressa de água quente sob a região abdominal.

A técnica milenar da acupuntura também pode ser usada para aliviar as dores da cólica. Segundo a tradição da acupuntura a cólica está relacionada ao desequilíbrio dos órgãos e a técnica ajuda no alinhamento do corpo.

Por fim, as massagens também podem funcionar como remédio natural para a cólica. Afinal elas são capazes de diminuir o inchaço tão comum do período menstrual e também muitas utilizam do calor para amenizar o desconforto da região. 

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no texto é possível conhecer alguns tipos de remédio para cólica. 

Entretanto, fica evidente a importância do acompanhamento médico de um ginecologista para determinar os melhores métodos para o período menstrual.

Apesar de serem fáceis de serem comprados, remédios como analgésicos, anti-inflamatórios e antiespasmódicos oferecem contraindicações. Por isso, para cada tipo de menstruação e condições do corpo é preciso uma dosagem e remédio específico. 

Além dos remédios farmacêuticos, existem alguns tipos de remédio para cólicas naturais como chá de gengibre e compressa de água quente. Massagens e acupuntura também costumam ser indicados para amenizar as dores da cólica. 

Por fim, é muito importante que a mulher tenha o hábito de realizar exercícios físicos para diminuir a intensidade das dores.

Com tudo isso exposto você agora já pode marcar a próxima consulta com seu ginecologista. Na consulta pode perguntar também sobre os tipos de remédio para cólica mais indicados para seu caso.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

A revista Nova Família caracteriza-se por uma linha editorial independente que leva ao leitor matérias, artigos e colunas com informações que provocam a reflexão e a visão além dos fatos. A revista traz os aspectos mais relevantes de hoje e os coloca em discussão através de profissionais e especialistas.

TRADUZIR SITE
ENVIAR MENSAGEM
FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Olá como podemos te ajudar?