Ouvir Pausar

Saiba a melhor forma de fazer o alho durar: geladeira, fruteira ou conserva

Lugares frescos, longes da luz direta do sol e bem ventilados dão vida longa ao alho, fazendo ele demorar mais para brotar e criar mofo. Por isso, segundo Zenir Dalla Costa, coordenadora do curso de Gastronomia do Senac, a fruteira é a melhor opção para guardar o ingrediente.

Saiba a melhor forma de fazer o alho durar: geladeira, fruteira ou conserva
Foto : Reprodução

Lugares frescos, longes da luz direta do sol e bem ventilados dão vida longa ao alho, fazendo ele demorar mais para brotar e criar mofo. Por isso, segundo Zenir Dalla Costa, coordenadora do curso de Gastronomia do Senac, a fruteira é a melhor opção para guardar o ingrediente.

"O alho deve permanecer com a casca e os dentes devem ser descascados somente na hora do uso", diz. De acordo com ela, quando o item murcha muito rápido, o problema pode ter sido na fase de colheita e cura.

"A colheita precisa ser feita em período de sol e o alho deve ficar exposto ao sol por pelo menos três dias. Depois de ter suas ramas trançadas ou de ser amarrado em maços, ele passa por cura em local ventilado, fresco e seco, até que suas ramas e cascas estejam bem secas", explica.

Alho de potinho vs. fresco

Embora seja prático por já estar picadinho, o alho de pote, que já foi descascado e processado, tem que ser consumido num período curto de tempo e guardado em geladeira. Caso contrário, estraga com facilidade.

"Siga sempre as orientações que estão na embalagem. Cobrir os alhos triturados com um pouco de óleo ajuda a isolá-lo do oxigênio e auxilia na maior durabilidade, que mesmo assim não deixa de ser breve".

O alho trituradinho é uma boa para cozinhas profissionais, onde o uso do alimento é grande e não corre riscos de estragar. Em casa, porém, a história é outra:

Na minha opinião, vale a pena investir no alho comum para a cozinha doméstica. Descascar e triturar os dentes na hora do uso trará muito mais sabor e qualidade nutricional para sua alimentação".

Conserva caseira

A prática de conservar alimentos é ancestral e tem o objetivo de aumentar sua durabilidade, assim como dar mais complexidade de sabor. Confira como fazer a sua conserva caseira e lembre-se de armazenar corretamente em recipiente de vidro com tampa hermética e esterilizado. Depois de abrir pela primeira vez, mantenha a conserva em geladeira.

INGREDIENTES

  • 500 gramas de dentes de alhos grandes
  • 2 galhinhos de alecrim ou 2 folhas de louro
  • Azeite de oliva virgem para cobrir
  • Sal a gosto (pouco)
  • Grãos de pimenta-do-reino preta
  • Recipiente de vidro com tampa hermética que aguente fervura em banho-maria

MODO DE FAZER

Lavar bem o vidro e secar no forno de boca para baixo. Descascar os alhos, temperar com um pouco de sal e colocar no vidro. Cobrir o alho com o azeite, deixando dois centímetros de azeite acima do alho.

Dentro do vidro, colocar também os raminhos de alecrim ou louros lavados e secos. Colocar o vidro em banho-maria em uma panela com água para ferver. Após o início da fervura, deixar por mais 40 minutos aproximadamente. Esse tempo depende do tamanho dos dentes de alho.

Quando desligar o fogo, tampe o vidro e deixe esfriar. Esse processo de tampar bem o vidro muito quente e deixar esfriar ajuda na conservação dos dentes de alho. Ele vai ficar macio, com gosto mais suave e ter uma boa durabilidade.

Sirva após alguns dias para que o alho e o azeite troquem sabores.

Informações: UOL

Acompanhe-nos no Instagram:

https://www.instagram.com/revistanovafamilia