Ouvir Pausar

Vantagens e desvantagens da aula online e da aula presencial

Diante do cenário atual, o processo do ensino e aprendizagem se transforma

Vantagens e desvantagens da aula online e da aula presencial
Banco de imagem

A pandemia fez com muitas pessoas mudassem os estilos de vida e a convivência em sociedade. Muitas empresas adotaram o home office para continuar com as suas atividades e as escolas precisaram suspender as aulas presenciais, e as aulas on line, ou homeschooling, surgiram como alternativa para não deixar os alunos sem contato com o aprendizado.

Muitos pais alegam que os seus filhos estão no prejuízo, pois as aulas on line não agregaram, principalmente para as crianças em fase de alfabetização.

Os professores precisaram se reinventar na pandemia para que o conhecimento chegasse até os lares, foi preciso aprender, em pouco tempo, como utilizar novos instrumentos no trabalho. Sai a lousa e o giz e entra a câmera, os vídeos, as plataformas adaptativas e a imaginação  para apreender os alunos e conseguir transmitir os ensinos. É... alguns professores viraram verdadeiros youtubers.

Uma pesquisa mostra que a educação brasileira pode retroceder até quatro anos nos níveis de aprendizagem devido à necessidade de suspensão das aulas presenciais na pandemia. A dificuldade no acesso ao ensino remoto se torna um agravante, pois, a desigualdade social e racial vem impossibilitando o acesso as aulas por muitos alunos.

Vantagens e Desvantagens das aulas online

Algumas cidades adotaram o sistema remoto no mesmo horário das aulas presenciais para os alunos manterem a rotina de estudos. Em outras cidades foram criadas plataformas para disponibilizar as aulas.

  • As vantagens de estudar remotamente são: Estudar onde, quando e como quiser (computador, celular, tablet), interação por meio de chats, fóruns, grupos de whats.
  • As desvantagens são: Exige maior autodisciplina, foco e dedicação do estudante. Falta de interação direta com os colegas de classe, maior possibilidade de distração e a qualidade da internet, ter que dividir o celular, computador ou tablet com outros irmãos ou familiares na hora da aula.

Vantagens e Desvantagens das aulas presenciais

  • As vantagens das aulas presenciais são maiores, pois, é comprovado que a presença física e a troca de experiências multissensoriais, a possibilidade de tirar dúvidas, a troca de informações e conhecimentos auxiliam no desenvolvimento intelectual dos alunos, além de aumentar a confiança deles no trabalho do professor.
  • As desvantagens ficam por conta do estudante. Ter que seguir o ritmo do professor, muitas vezes, sem flexibilidade de horário, falta de recursos diferenciados para motivação e para aulas atrativas.

Danos sociais e emocionais

Além das taxas de perda e abandono da aprendizagem, é muito provável que a crise cause perturbações sociais e emocionais, criando ansiedade diante da possibilidade de que os pais possam perder o emprego e os entes queridos possam adoecer, e até com o retorno das aulas presenciais.

O dano aos indivíduos é consequência certa. A médio e longo prazo, com níveis mais baixos de aprendizado e maior número de desistentes, os alunos afetados pela COVID-19 provavelmente serão menos qualificados e, portanto, menos produtivos do que os estudantes de gerações que não tiveram lacuna semelhante no aprendizado.