Compartilhar é se importar!
Quer conhecer uma listinha que eu sigo (ou pelo menos tento)?
Talvez o maior retorno que tive, até agora, publicando cerca de 600 posts no LinkedIn desde abril de 2021, foi aprofundar leituras sobre filosofia. Pode parecer um tema indigesto, sem utilidade para nossas vidas. Posso garantir que é exatamente o contrário.
O grande ponto de inflexão, tanto na minha vida pessoal, social como profissional, nos últimos meses, foi aplicar os princípios dos Estoicos baseados no fato de que “a maior parte das adversidades que enfrentamos não é provocada pelos acontecimentos em si, mas pela forma como os percebemos e lidamos com eles”. Esta definição está na orelha do livro “Diário Estoico – 366 Lições sobre Sabedoria, Perseverança e a Arte de Viver”, Ryan Holiday e Stephen Hanselman, o qual leio uma página por dia.
Em um vídeo no YouTube, Holiday lista 7 coisas que não devemos fazer para estragar nossas vidas:
1. Não tenha medo de mudanças. É bom sair da zona de conforto, mesmo que às vezes quebramos a cara.
2. Não se preocupe com pequenas coisas. Principalmente não comece o dia com elas. Lembre-se que o tempo é o seu recurso mais finito.
3. Não valorize a opinião dos outros mais do que as suas. Importante: não exagere nesta lição, senão você pode cair do cavalo.
4. Não busque revanche. Provavelmente não vai recuperar o que perdeu, além de perder tempo (veja item 2).
5. Não fique disponível o tempo todo. Está vale para responder e-mails e mídias sociais. Precisamos de um tempo desconectado.
6. Não opine sobre tudo. Use esta máxima no LinkedIn, principalmente nos comentários.
7. Não busque a aprovação dos outros. Siga os seus princípios, faça o seu trabalho e a aprovação virá.
Fácil não é. Posso garantir que não, principalmente para mim que cometia uma grande parte destes erros todos os dias. E você? Quantos você comete diariamente?
Compartilhar é se importar!