Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Campinas é única do Interior do País no ranking top 20 das empresas ativas

Compartilhar é se importar!

Dados do Empresômetro revelam que cidade apresenta crescimento de 15,53% nos negócios ante 2021

O ano de 2021 foi trágico para a economia por conta dos impactos da pandemia da Covid-19. Empresários cabisbaixos, negócios fechados e dificuldade de manter a folha salarial compunham um cenário de desalento. Mas o ano de 2022 mostra uma forte reação das atividades econômicas. E Campinas pode ser considerada uma estrela nacional nesta fotografia bem mais colorida.

Dados da plataforma Empresômetro, uma consultoria do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), apontam que Campinas é a única cidade do Interior do Brasil entre as 20 primeiras do ranking nacional das empresas ativas. O levantamento comporta duas interpretações: houve recuperação no pós-pandemia e o empresário campineiro é notadamente um empreendedor.

Os números da plataforma, especializada em inteligência de mercado, registram aumento de 15,7% no número de empresas ativas na cidade no fechamento do terceiro trimestre de 2022, se comparado com o mesmo período de 2021.

O número de empresas abertas em Campinas passou de 161.867 para 187.206 neste periodo.

O saldo de 25.339 novas organizações abertas entre janeiro e setembro de 2022 representam 2,71% da parcela total de empresas do estado de São Paulo. Campinas é, portanto, a segunda cidade com maior participação no montante de novos negócios.

Em um panorama geral do estado, foram 6,9 milhões de empresas abertas, e o setor de Serviços liderou as aberturas de CNPJ, com 58,38% de participação, logo atrás do Comércio (23.72%), Agronegócio (10,76%) e Indústria (5,64%) respectivamente.

Visão do Ciesp

Hora Campinas ouviu o diretor do Ciesp-Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, para avaliar os dados do Empresômetro. Segundo ele, a entidade tem observado nos últimos meses “uma crescente muito interessante no setor industrial de Campinas e região”.

“Temos aumento de produção, ampliação do número de funcionários, mais vendas, diminuição de inadimplência e de endividamento e a capacidade instalada de produção tem aumentado”, descreve o dirigente regional.

Para ele, esse cenário tem mostrado, de forma evidente, a recuperação econômica. Corrêa lembra que a reação se dá pós-controle da pandemia do novo coronavírus e depois dos primeiros impactos negativos da guerra na Ucrânia. “A crise ucraniana foi momentânea, pelo menos do ponto de vista econômico”, observa. O dirigente ressalta ainda que por ter grande peso industrial, a região é bastante influenciada pela cadeia produtiva desse segmento econômico. Ou seja, se ela vai bem, a tendência é que a comunidade em torno dela também vá. “Temos 2,2 milhões de habitantes”, completa.

Corrêa considera muito expressivo o aumento de 15,7% no número de empresas ativas em Campinas, mostrado pelo Empresômetro. “Sentimos com isso que a retomada está sendo consistente. É uma retomada forte”, resume, lembrando que o “momento político-econômico é muito positivo, um momento que deu certo, que está dando certo e que está ajudando a tirar as amarras do Custo Brasil”.

O diretor finaliza citando o poder público como parceiro. Ele vê o prefeito Dário Saadi e a Câmara Municipal engajados neste processo de retomada.

Campinas, aliás, tem o Programa de Ativação Econômica e Social (PAES), implantado durante a pandemia. O plano está sustentado em políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo e à atividade econômica, com partes voltadas à redução da burocracia da administração municipal.

José Henrique Toledo Corrêa, do Ciesp: avaliação positiva Foto: Divulgação

Empreendedorismo aquecido

O estudo do Empresômetro mostra que os empreendedores individuais (MEIs) foram os principais responsáveis pela abertura de novas empresas, sendo 59,11% do total. Aberturas por Sociedade Empresária Limitada (21,28%) e Produtor Rural Individual (9,15%) também tiveram destaque.

De acordo com Carlos Pinto, head de negócios do Empresômetro, o resultado não só do estado de São Paulo, mas também da região de Campinas mostra que o mercado está se reaquecendo no cenário pós-pandemia. “Os números são notáveis e representam a retomada do cenário econômico. Mostram boa participação do empreendedor e a vontade de ter o próprio negócio como alternativa de renda neste momento”, explica.

O que é o Empresômetro

Fundado em janeiro de 2017, o Empresômetro, empresa de inteligência de mercado, oferece soluções para gestores de empresas de todos os portes e segmentos. O foco é a informação estratégica, com o objetivo de reduzir custos e aumentar receitas. A plataforma é resultado de um projeto sociotecnológico do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

A revista Nova Família caracteriza-se por uma linha editorial independente que leva ao leitor matérias, artigos e colunas com informações que provocam a reflexão e a visão além dos fatos. A revista traz os aspectos mais relevantes de hoje e os coloca em discussão através de profissionais e especialistas.

TRADUZIR SITE
ENVIAR MENSAGEM
FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Olá como podemos te ajudar?