Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conheça 5 sintomas da gripe e a importância da vacina

Compartilhar é se importar!

A partir do fortalecimento das campanhas de vacinação, os sintomas da gripe e quadros gripais se tornaram muito mais brandos. Entretanto, as pessoas confundem os sintomas, principalmente com os da Covid-19. 

De modo geral, a vacina da gripe é essencial para garantir a imunização regular da população. Ou seja, garantir que as doses anuais acompanhem a transformação dos vírus, proporcionando uma imunização constante.

Pensando em auxiliar as pessoas sobre a influenza, preparamos o conteúdo a seguir com 5 dos principais sintomas da gripe. Saiba também como diferenciar sintomas da gripe com os da covid-19 e saiba como tratar e prevenir os efeitos.

5 principais sintomas da gripe

Vamos começar explicando sobre cada um dos sintomas da gripe. Acompanhe conosco!

1- Coriza 

Certamente, um dos principais sintomas da gripe é a coriza, ou seja, aquela sensação de nariz escorrendo e entupido. Esses sintomas são muito comuns principalmente em crianças e podem gerar algumas complicações.

Entre as mais frequentes podemos destacar a sinusite, uma inflamação que acontece dentro das cavidades localizadas no interior dos ossos da face. A otite média também pode ser desencadeada pela coriza.

De modo geral, se trata de uma infecção e acúmulo de líquido na orelha média, mais precisamente atrás do tímpano.

2- Sintomas da gripe: dor de garganta

Outro sintoma muito característico da gripe é a dor de garganta, isso porque a gripe é uma doença que ataca as vias respiratórias. Por isso, geralmente a dor de garganta é um dos primeiros sinais de quadros gripais.

O principal incômodo desse sintoma é a dificuldade para engolir desde a saliva a alimentos mais pastosos. Ademais, a inflamação da garganta deixa uma vermelhidão e uma maior concentração de pus nas amígdalas.

3- Febre 

Já a febre pode ser um dos sintomas mais impactantes da gripe, atingindo altas temperaturas, bem próximas de 40 ºC. Em conjunto podem surgir calafrios e suor excessivo.

De modo geral, esse sintoma é mais comum em crianças e adolescentes, pessoas mais idosas apresentam temperaturas mais baixas. Além disso, a febre pode criar a sensação de que os outros sintomas estejam mais intensificados. 

4- Sintomas da gripe: tosse

A tosse também está na lista dos principais sintomas da gripe. No início do quadro gripal é bem comum que a tosse seja seca, mas com o passar dos dias é possível que ela venha acompanhada de muito catarro.

Diferente dos sintomas de febre e dor de garganta, a tosse nem sempre surge de maneira imediata, ou seja, pode ser um dos últimos sintomas a aparecer.  A tosse excessiva pode desencadear dores no peito, falta de ar e até mesmo pneumonia.

5- Dor de cabeça e muscular

Por fim, temos a dor de cabeça e as dores musculares. A primeira é característica ao redor dos olhos, na nuca ou em toda a cabeça. Além disso, pode variar conforme a febre vai aumentando ou desenvolvimento de quadros de sinusite.

Já as dores musculares afetam a intensidade da musculatura, aparecendo nos braços, pernas e na região lombar, dificultando simples movimentos.

Sintomas da gripe x sintomas da Covid-19

A partir do desenvolvimento da pandemia do Covid-19, várias pessoas passaram a ter uma maior dificuldade em determinar casos de gripe ou de coronavírus. Embora os sintomas sejam similares, como tosse e coriza, algumas diferenças são bem evidentes.

Ainda no início da pandemia era comum que além dos sintomas de gripe, as pessoas com Covid-19 também tinham o olfato e paladar afetados. 

Com o surgimento de uma nova variante, a Delta, esses sintomas perderam força e sintomas como tosse persistente se tornaram característicos. Já as infecções pela variante ômicron tem como sintomas principais dores no corpo e cansaço extremo.

Portanto, cada uma das variantes apesar de terem algumas semelhanças com os sintomas da gripe, podem apresentar quadros mais graves e também algumas peculiaridades. Por isso, é fundamental uma consulta médica e um teste. 

Além disso, se mostra essencial a imunização em massa para que os sintomas em caso de contágio sejam os mais brandos possíveis. Com isso, auxilia no controle de casos, na superlotação dos leitos e na difícil proliferação do vírus. 

Como prevenir e cuidados dos sintomas da gripe?

Agora que você já sabe tudo sobre os sintomas da gripe e também como diferenciar um quadro gripal de Covid-19, vamos conhecer como se prevenir e cuidar dos sintomas. De modo geral, a melhor prevenção é a vacina da gripe. 

Para isso, o governo desenvolve uma importante campanha de vacinação, distribuindo doses anuais de maneira gratuita para toda a população. Essa iniciativa é fundamental para prevenir casos mais graves da gripe e sintomas mais intensos.

Entretanto, caso você seja atacado pelo vírus é muito importante que faça repouso, tome bastante água e faça uso de analgésicos e antitérmicos receitados por médicos. O cuidado com a automedicação é essencial para evitar maiores complicações.

Afinal, existem diferentes cepas da gripe e condições que podem ser afetadas. Portanto, saber exatamente o medicamento ideal para cada caso é essencial para não atrapalhar outros diagnósticos e agravamento do quadro.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre os 5 principais sintomas é possível entender a importância de cuidados simples no dia a dia. Assim como a necessidade das campanhas de vacinação para diminuir casos mais graves da doença.

Os principais sintomas da gripe são: coriza, dor de garganta, febre, tosse, dores de cabeça e muscular. Cada um dos sintomas podem surgir em momentos diferentes do quadro, se tornando mais ou menos intensos com o surgimento de outros efeitos. 

Portanto, é essencial que se faça um rápido acompanhamento médico. Principalmente para averiguar a possibilidade de ser sintomas da Covid-19. Entre os principais cuidados para os sintomas da gripe destacamos o repouso e boa hidratação. 

Em casos mais emergenciais pode ser necessário o uso de analgésicos e antitérmicos. Logo, ao se vacinar anualmente, diminui os riscos de sintomas da gripe grave para você e sua família.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

A revista Nova Família caracteriza-se por uma linha editorial independente que leva ao leitor matérias, artigos e colunas com informações que provocam a reflexão e a visão além dos fatos. A revista traz os aspectos mais relevantes de hoje e os coloca em discussão através de profissionais e especialistas.

TRADUZIR SITE
ENVIAR MENSAGEM
FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Olá como podemos te ajudar?