Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ECONOMIA EM TEMPOS DE CRISE

Compartilhar é se importar!

Analistas financeiros apontam um período de turbulências econômicas. Seja como for, é melhor se preparar – e começar a poupar dentro de casa DOMINGOS CRESCENTE

Como vão as suas finanças nestes primeiros meses do ano? O dinheiro já está ficando curto? Você está preocupado com o seu futuro financeiro? O cenário econômico instável do país vem assustando muita gente. E, segundo economistas, não é à toa: a previsão é de que a onda de aumentos não vai acabar tão cedo. Pelo contrário, ela veio para ficar um bom tempo entre nós. O motivo é que as contas do país não vão bem e o governo já está fazendo cortes em seus custos.

Todo esse aperto, claro, tem potencial fazer a economia crescer menos. Nessa situação, os setores procuram reduzir custos fixos e aumentar seus preços, para defenderem-se do que pode vir por aí. Pronto: esse é o ambiente ideal para fortalecer o dragão da inflação.

A situação não é nada animadora, mas, se você não pode aumentar seus preços, o que fazer para se defender? Apenas economizar e aprender a gastar mais racionalmente o seu dinheiro. E a boa notícia é que isso não é tão difícil assim.

Os economistas ensinam que cortar ou reduzir pequenos gastos, aqueles que você nem percebe, pode fazer uma diferença fundamental para se defender da crise. Isso implica mudar alguns hábitos, mas vai ajudar você a passar pela crise com maior tranquilidade. Vale a pena.

A primeira dica de todo economista é: organize-se. Se você não controla o que gasta, nunca vai conseguir reduzir suas despesas. Então, coragem, monte sua planilha de custos e veja o que pode cortar de gastos supérfluos. Esse é o primeiro passo. O segundo, como explica em suas entrevistas o coordenador do MBA em Gestão Financeira da Fundação Getúlio Vargas, Ricardo Teixeira, é comprar apenas o que é necessário e de forma planejada. Para ele, “a inflação aumenta, dentre outros fatores, também pelo desejo das pessoas em adquirir um produto a qualquer preço”. Então, é bem melhor fazer um passeio em um parque, por exemplo, do que em um shopping, onde as tentações são maiores.

Em cima desse conceito, separamos uma série de dicas de especialistas para você poupar no dia a dia.

ONDE ECONOMIZAR SEM (MUITO) SOFRIMENTO

NO SUPERMERCADO

• faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado. Compre apenas o que está faltando e – importante – nunca vá ao mercado com fome.

• desconfie das promoções. Procure sempre comparar o preço por quilo ou litro.

• se puder, faça um estoque de produtos não-perecíveis, para evitar aumentos futuros.

NAS COMPRAS EM GERAL

• a internet está aí para isso: compare preços antes de ir às compras.

• evite ofertas como garantia estendida. Se o produto não quebrar durante o prazo da garantia normal, dificilmente quebrará depois.

• procure pagar à vista, com desconto.

• evite fazer compras em dias muito próximos de datas comemorativas, como Natal, Páscoa, Dia das Mães etc. Compre bem antes ou depois.

EM CASA

• evite o uso prolongado de aparelhos que consumam muita energia, como chuveiros elétricos e aparelhos de ar-condicionado.

• lave a roupa apenas com a máquina cheia. O mesmo vale para a lava-louça.

• troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou de LED, que são mais caras, mas compensam por consumirem menos e durarem mais.

• não deixe TVs e outros aparelhos no modo stand-by. De preferência, desligue-os da tomada. • feche as torneiras. A água, além de cara, é um bem escasso que precisa ser preservado.

OUTROS CONSELHOS

• verifique os planos de telefonia e TV a cabo. Será que você precisa de todos os serviços e franquias ou daqueles canais?

• procure fazer as refeições em casa e tente aproveitar melhor os alimentos, sem desperdícios.

• procure usar o transporte público e, se não for possível, o melhor é usar um carro de menor consumo de combustível.

• fique atento aos limites de velocidade e outras regras de trânsito. É bom para sua segurança e para o seu bolso.

ESTES SÃO ALGUNS CONSELHOS GERAIS. CLARO QUE, AO REVER OS SEUS HÁBITOS, VOCÊ VAI ENCONTRAR AS MAIS DIVERSAS FORMAS DE ECONOMIZAR SEM GRANDES SACRIFÍCIOS. BOA SORTE!

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

A revista Nova Família caracteriza-se por uma linha editorial independente que leva ao leitor matérias, artigos e colunas com informações que provocam a reflexão e a visão além dos fatos. A revista traz os aspectos mais relevantes de hoje e os coloca em discussão através de profissionais e especialistas.

TRADUZIR SITE
ENVIAR MENSAGEM
FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Olá como podemos te ajudar?