Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A importância das vitaminas no equilíbrio do organismo

Compartilhar é se importar!

As vitaminas são nutrientes fundamentais no equilíbrio do organismo, sem elas é impossível que o nosso corpo e mente funcionem adequadamente. Elas ajudam a manter o equilíbrio do nosso corpo, contribuindo para o funcionamento do nosso organismo.

Apesar disso, há quem conheça bem pouco sobre a importância deste tipo de nutriente, que é facilmente encontrado em frutas e vegetais em ótimas quantidades.

Por isso, resolvemos trazer este conteúdo explicando a você qual é a importância das vitaminas no equilíbrio do organismo. Quer saber tudo do tema? Então acompanhe este artigo até o final!

A importância das vitaminas em nosso organismo

As vitaminas possuem um papel de extrema relevância para que o nosso organismo possa funcionar adequadamente.

Afinal, elas possuem um papel extremamente importante dentro do processo do metabolismo de outros nutrientes, como proteínas, carboidratos e lipídios.

O grande problema é que o nosso corpo não produz esse tipo de substância, logo, é necessário ingeri-las de fontes externas e a maioria das pessoas não o faz.

Isso acaba levando a um sério problema de baixa ingestão de vitaminas que pode ocasionar as mais variadas doenças, como mostraremos mais à frente.

Um outro ponto fundamental sobre o consumo das vitaminas é que a quantidade necessária vai variar conforme cada pessoa, ou seja, de acordo com sexo, idade, nível de exercício físico, as condições de saúde, entre outros.

Como não consomem alimentos ricos em vitaminas, uma parte da população faz o consumo de suplementos alimentares com esses nutrientes isolados.

Apesar de parecer uma boa ideia, não costuma ser a melhor opção, pois há várias vitaminas que precisam estar no alimento para que o nosso organismo possa absorvê-las.

As vitaminas em nossa vida

As vitaminas tratam-se de moléculas orgânicas obtidas pelo nosso organismo através da alimentação, majoritariamente.

A vitamina D, por exemplo, pode ser produzida pelo corpo quando expomos a pele à luz do sol, mas é um dos poucos casos em que isso acontece. O outro é a vitamina K, que as bactérias produzem em nosso organismo.

Sendo assim, para adquirir as várias outras vitaminas necessárias ao equilíbrio do organismo, nós precisamos de uma alimentação que seja saudável e equilibrada.

O melhor de tudo é que, em geral, o organismo precisa de uma baixa quantidade de vitamina diária para que possa funcionar adequadamente, ao contrário do que acontece com outros nutrientes.

Por outro lado, as pessoas que não consomem alimentos com a presença de vitaminas em sua composição, como frutas e vegetais, podem apresentar problemas como a hipovitaminose.

As principais doenças ocasionadas pela baixa ingestão de vitamina

São vários os problemas que podem ser ocasionados pela baixa ingestão de vitaminas em nosso organismo, sendo que os mais comuns são esses:

  • Deficiência de vitamina B1 ou Beribéri
  • Deficiência de vitaminas do complexo B: Anemia
  • Deficiência de vitamina D: problemas ósseos
  • Deficiência da vitamina A: problemas oculares
  • Deficiência da vitamina C: Escorbuto

Quais alimentos são ricos em vitaminas?

Para evitar problemas de saúde, o melhor a se fazer é consumir alimentos ricos em vitaminas.

Portanto, nada mais importante do que fazer a ingestão de verduras, frutas, legumes, leite, ovos, carne, grãos, ou seja, comer de tudo um pouco.

A seguir, veja uma lista com os alimentos ricos em cada tipo principal de vitamina:

  • Vitamina A: alimentos ricos são aqueles de cor laranja, leite e os derivados, fígado, ovos e as hortaliças que tenham cor verde-escura
  • Vitamina B2: são ricos nela os alimentos como hortaliças, carnes, leites e laticínios e os grãos integrais
  • Vitamina B5 ou ácido pantotênico: está presente em alimentos variados com hortaliças, frutas, carnes, grãos integrais e outros
  • Vitamina B7: ela também está presente em alimentos de diferentes grupos alimentares, como legumes, hortaliças e ovos
  • Vitamina C: o mais comum é encontrá-la em alimentos cítricos, como limão, acerola, laranja e o maracujá. Entretanto, está presente em outras opções alimentares, como brócolis
  • Vitamina D: apesar de ser possível estimular a produção dela através da incidência dos raios de sol em nossa pele, ela pode ser encontrada também nos peixes, na gema do ovo, no leite e em laticínios em geral
  • Vitamina E: o tocoferol está presente em alimentos como as sementes, os óleos vegetais (azeite) e as nozes

O mais comum é que a gente fale sobre como a carência de vitaminas pode ocasionar doenças, mas o seu excesso também causa males à saúde. Por exemplo, a vitamina b12 elevada sintomas e causas, que podem prejudicar a saúde dos indivíduos.

Conclusão

Como você viu aqui, existem várias vitaminas que nós podemos consumir nos alimentos e cada uma delas possui funções distintas no nosso organismo.

Neste texto, mostramos a você a importância desses nutrientes para o nosso corpo e mente, o que a deficiência delas pode ocasionar e onde encontrá-las nos alimentos.

O que achou do conteúdo de hoje sobre a importância das vitaminas no equilíbrio do organismo?

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

A revista Nova Família caracteriza-se por uma linha editorial independente que leva ao leitor matérias, artigos e colunas com informações que provocam a reflexão e a visão além dos fatos. A revista traz os aspectos mais relevantes de hoje e os coloca em discussão através de profissionais e especialistas.

TRADUZIR SITE
ENVIAR MENSAGEM
FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Olá como podemos te ajudar?