Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

JESUS CRISTO E AS RELIGIÕES

Compartilhar é se importar!

Uma das maiores religiões que existe no mundo é a cristã. Em 2013, foram registrados 1.2 bilhões de fiéis, sendo que 40% deles encontram-se na América Latina. O Brasil, segundo o último censo, é o país com mais católicos no mundo, chegando a 123 milhões.

Além da religião católica, a evangélica também é uma das que tem Jesus como principal figura. Muitas pessoas, no entanto, se questionam como ele é visto por diversas outras religiões existentes.

No budismo, existem diversos estudos que comparam a vida de Gauthama e Jesus. A vida destes dois salvadores da humanidade possui inúmeras semelhanças, como por exemplo, o fato de Gauthama ser filho de um rei, enquanto Jesus é descendente de uma família real, a de David. Gauthama é visto como uma encarnação de Vishnu, e Jesus, do Espírito Santo.  Perante a religião budista, ambos são vistos como expressão do Divino. Os dois eram dotados do poder de realizar prodígios e efetuar curas milagrosas. Durante a Idade Média, no entanto, a Igreja Católica decidiu que as semelhanças entre os dois (Gauthama e Jesus) era uma obra do diabo, com o intuito de confundir seus fiéis.

Já no judaísmo, a figura de Jesus tornou-se um tabu. Por alguns, é visto como uma ferida milenar, por outros como suspeito de promover o proselitismo em relação aos judeus. Entretanto, estes sentimentos possuem fundamento, uma vez que o povo sofreu perseguições e tentativas de conversão forçada no passado. Por outro lado, vale frisar que a história de Jesus faz parte da judaica, o que ajuda na compreensão do período complexo do primeiro século, que produziu o Universo Cristão. Para a religião islâmica ou muçulmana, Jesus Cristo é visto como um dos seus cinco principais profetas, juntos com Abraão, Noé, Moisés e Maomé, sendo este a principal figura da religião. No Alcorão, o livro sagrado do islamismo, Jesus é citado 19 vezes, e sua mãe, a Virgem Maria, também é mencionada. Sendo assim, enquanto nas religiões cristãs Jesus é o Messias enviado por Deus, na religião muçulmana, ele é um profeta e Maomé teria vindo ao mundo para completar a mensagem de Jesus e dos demais profetas.

O cristianismo tem Jesus Cristo como principal figura e sua vida é tão determinante para a humanidade que a contagem do tempo é feita em antes e depois de sua existência. Ainda hoje, ele continua sendo apontado como maior líder mundial entre as crenças.

Na religião evangélica, Jesus é filho de Deus e, todos seus atributos divinos, expressos na bíblia são base das crenças dos evangélicos. O evangelismo é uma das ramificações do cristianismo que teve início durante a Reforma Protestante. Sendo assim, todo protestante é evangélico, mas nem todo evangélico é protestante. Mas, a base das religiões é a mesma, e para todas as ramificações do cristianismo, Jesus é a principal figura.

Apesar de ter concepções teológicas diferentes, a doutrina espírita é totalmente baseada na moral cristã. No espiritismo, Jesus Cristo é o espírito mais elevado que já habitou a Terra. Seu modelo de conduta para o aperfeiçoamento da humanidade prova que o homem é capaz de suportar provas necessárias para a elevação espiritual. Allan Kardec, codificador do espiritismo, defendia que a moral cristã, isenta dos dogmas da fé, seria o mais próximo a um código de ética divino e racional que o homem possui.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

A revista Nova Família caracteriza-se por uma linha editorial independente que leva ao leitor matérias, artigos e colunas com informações que provocam a reflexão e a visão além dos fatos. A revista traz os aspectos mais relevantes de hoje e os coloca em discussão através de profissionais e especialistas.

TRADUZIR SITE
ENVIAR MENSAGEM
FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Olá como podemos te ajudar?