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O que é estratégia empresarial: conceito, importância e aplicações

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Você sabe o que é estratégia empresarial? Vamos te mostrar em detalhes no artigo! 

A estratégia empresarial é essencial para ajudar a empresa a descobrir quais decisões devem ser tomadas para alcançar as metas e objetivos estipulados. Ela mostra qual o melhor caminho a ser seguido para garantir um desenvolvimento duradouro e sustentável de um negócio.

Através dela é possível ter uma ideia interna e externa do negócio, entender os diferenciais, oportunidades e pontos de melhoria com maior clareza. A tomada de decisões fica muito mais clara e eficiente quando há uma meta a ser atingida.

No entanto, algumas informações são essenciais para que uma estratégia empresarial seja bem elaborada. A compreensão clara dos diferenciais, das fraquezas e do mercado em que o negócio está inserido permite uma criação de estratégias muito mais eficazes, evitando uma situação de suposições e intuições.  

Afinal o que é estratégia empresarial? 

A estratégia empresarial é essencial para qualquer negócio, e gera um impacto significativo nas empresas. Vamos abordar as características principais.  

Definição e conceito

A estratégia empresarial é um conjunto de decisões e ações planejadas que uma empresa adota para alcançar seus objetivos. Ao implantar uma estratégia empresarial, é possível ter uma visão a longo prazo que guiará quais caminhos devem ser seguidos, como executar determinadas tarefas e onde os recursos devem ser alocados.

É uma visão de longo prazo, que guia a organização apontando a direção das tarefas, a alocação de recursos e a tomada de decisões.

Para desenvolver uma estratégia empresarial é necessário analisar a empresa interna e externamente utilizando técnicas próprias de gestão. Também é preciso estudar o mercado do seu segmento. Dessa maneira, é possível identificar oportunidades e possíveis ameaças ao seu negócio.

Principais componentes de uma estratégia empresarial

Para uma estratégia empresarial ser estabelecida com sucesso, é necessário realizar uma série de análises internas e externas que irão facilitar entender onde a empresa está e para onde ela deve caminhar. 

  •  Missão, visão e valores: Podem ser considerados os primeiros elementos que devem ser desenvolvidos ao montar uma estratégia empresarial. A missão é o propósito de existência do negócio, a visão é a definição do futuro desejado e os valores são os pontos inegociáveis que devem refletir no negócio e em seu corpo de colaboradores. 
  • Objetivos e métricas: A longo, médio e curto prazo, os objetivos e métricas devem traduzir onde a empresa deseja chegar.
  • Análise SWOT: Análise das Forças (Strength), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) que compõem o seu modelo de negócio e produto.
  •  5 P’s: Plano, Padrão, Posição, Perspectiva e Pretexto. Conceitos que irão auxiliar no entendimento da estratégia, e como ela deve ser guiada para sair do papel.
  •  OKR: É uma ferramenta que auxilia na determinação de metas coletivas e individuais. São definidos um objetivo e um resultado chave. A ideia aqui é que o resultado indique a posição do negócio em relação ao objetivo. ·         
  • Monitoramento e mensuração: É preciso coletar dados, analisar indicadores e determinar o que pode ser melhorado de acordo com o resultado obtido.

A Importância da estratégia empresarial    

Através de uma estratégia empresarial, é possível que o negócio alcance o sucesso com mais tranquilidade, prevendo riscos e aproveitando oportunidades.

A empresa pode se tornar mais competitiva conhecendo melhor seus pontos fortes e coletando dados do que vale a pena investir. Além disso, com uma estratégia bem definida e clara motiva a equipe, mostrando mais facilmente como podem ser realizadas as contribuições para chegar nos objetivos. 

Direcionamento e alinhamento organizacional

A definição de uma estratégia empresarial define a visão, missão, valores e objetivos a médio, curto e longo prazo de um negócio. Isso determina o propósito e identidade da empresa, auxiliando o alinhamento dos times.

A escolha do tom influencia o clima organizacional e nas escolhas dos projetos que vão trazer um maior impacto dependendo da situação apresentada. 

Tomada de decisões mais assertivas

Uma estratégia empresarial antecipa riscos nas tomadas de decisões, trazendo mais eficiência tanto a curto como a longo prazo. Ao realizar uma análise constante de dados e métricas, é possível enxergar com maior clareza o que pode ser feito a depender do cenário.

Também permite identificar oportunidades de mercado, auxiliando o desenvolvimento de ações para diferenciar os produtos ou serviços e tornar seu negócio mais competitivo. 

Estratégia empresarial e competitividade no mercado

Uma estratégia empresarial bem elaborada pode trazer muita vantagem competitiva para um negócio. Através de uma análise constante dos dados coletados, é possível investir em pesquisa e desenvolvimento de uma maneira mais segura, ou criar novos produtos e processos de produção.

Dentro deste contexto, a gestão de marketing assume importante papel dentro da estratégia empresarial. Será ela que irá definir quais serão os melhores meios de aquisição de clientes para ampliar as vendas de produtos e serviços. Dentro destas estratégias de aquisição o SEO, as redes sociais e o Google ADS assumem um importante papel. 

Enquanto o marketing acompanha de perto as tendências de consumo e propõem inovações para gerar um engajamento maior por parte do consumidor, o setor comercial pode analisar os valores praticados e ter insights que auxiliem na conversão de clientes. 

Conheça os tipos de estratégia empresarial 

Existem diferentes tipos de estratégia empresarial: a estratégia corporativa, competitiva e funcional.

Estratégia Corporativa 

É um conjunto de ações que envolve a análise de cenários – internos e externos, o planejamento de metas e a implantação de soluções para atingir os objetivos da empresa. A estratégia corporativa é de longo prazo e deve agregar mais valor e sustentabilidade para o negócio.           

Estratégia Competitiva

A estratégia competitiva é voltada para ações e planos que tendem a gerar mais vantagem competitiva para uma empresa em relação à concorrência.

É preciso realizar uma análise do mercado e dos concorrentes, para que haja a identificação de oportunidades e fraquezas. Dessa maneira, são definidas as ações necessárias e pontos de atenção.

Uma das ferramentas utilizadas nesse tipo de estratégia é o modelo das cinco forças, que envolve a análise dos seguintes pontos:

  •  Rivalidade entre concorrentes existentes;
  •  Poder de negociação dos fornecedores;
  •  Poder de negociação dos compradores;
  • Ameaça de novos participantes;
  • Ameaça de produtos substitutos. 

Estratégia Funcional

A estratégia funcional é composta por planos de ação para cada área do negócio. O objetivo aqui é ter os resultados esperados e bater as metas estabelecidas para cada setor.

Os setores que geralmente utilizam dessa estratégia são marketing, produção, distribuição, tecnologia, recursos humanos, financeiro e comercial. 

Estratégia de Crescimento

A estratégia de crescimento tem o objetivo de aumentar as operações de um negócio, expandir a presença no mercado e alcançar um crescimento sustentável a longo prazo.

Aqui são estudadas oportunidades de crescimento, adoção e alocação de recursos, e planos para aproveitamento de oportunidades. Também é onde são estudadas as aquisições de novas soluções e plataformas de gestão, como a Bitrix24 – uma plataforma completa de gestão de RH e times para otimizar processos e facilitar as comunicações entre setores.

Existem diferentes ferramentas que podem ser utilizadas nesse tipo de estratégia, a depender do contexto, recursos e objetivos da empresa. 

Conclusão

Sem uma estratégia empresarial é impossível tornar um negócio duradouro e de sucesso. Através dela, serão determinadas metas, objetivos e o propósito de existência de uma empresa. No entanto, uma estratégia que talvez não tenha performado tão bem quanto imaginado não quer dizer o fracasso absoluto.

É importante estar sempre atualizando os objetivos, metas e reavaliando o mercado e o nicho para entender melhor o que pode ser feito. A análise constante é o que determina uma estratégia capaz de se adaptar às mudanças do mercado, garantindo um crescimento sustentável e cumprimento de metas.

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