Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cálculos essenciais com resistores: Domine as fórmulas para seus projetos

Compartilhar é se importar!

Quando se busca onde comprar resistores, é de extrema importância conhecer as fórmulas que permitirão os cálculos para os projetos. A Lei de Ohm junto de outras equações que se baseiam nela são a garantia de que o circuito funcionará adequadamente.

Entretanto, é comum o esquecimento ou enxergar dificuldades em dominar as fórmulas para os projetos. Sem esse conhecimento, no entanto, há maior probabilidade do circuito não funcionar do jeito esperado, mesmo com a presença de componentes com extrema qualidade.

O que são os resistores?

Os resistores são componentes eletrônicos capazes de limitar o fluxo de corrente elétrica que passa por um circuito. Isso é possível através do chamado efeito Joule, fenômeno este que afirma que quando uma corrente elétrica passa em determinado meio, há aumento de temperatura.

Onde podem ser aplicados?

A quantidade de aplicação dos resistores são para inúmeros circuitos que necessitam lidar com problemas de excesso de fluxo de carga ou desejam utilizar do efeito joule para a conversão em energia térmica. Logo, chuveiros e fornos elétricos e lâmpadas incandescentes são exemplos claros de aplicações dos componentes.

Domine a Lei de Ohm: A fórmula fundamental da eletrônica

As duas Leis de Ohm são o que baseiam a escolha de determinados materiais para circuitos justamente por revelar maneiras de calcular a resistência elétrica. Tenha bastante atenção para as unidades que você utilizará em sua conta para evitar erros no entendimento dos resultados obtidos. A primeira lei responsável por informar isso é:

R=VoltAmphères ou R=Tensão (U)Corrente elétrica (i)

Basicamente, a função dessa primeira equação é a de enunciar que os condutores com temperatura constante possuem a intensidade de corrente elétrica diretamente proporcional a diferença de potencial aplicado nas extremidades. Assim, a primeira lei apresenta uma nova grandeza chamada Ohm, e a segunda lei de ohm é definida pela seguinte expressão:

R=LA

Essa equação afirma que a resistência de cada material depende do comprimento do condutor e da área e de características próprias do material (Esta última medida é representada pela letra ). Isso significa que dois materiais diferentes podem ter as mesmas medidas de área e comprimento e ainda, sim, apresentar resistências diferentes devido à presença da constante.

Cálculos em série e paralelo

Os resistores associados em série são aqueles percorridos pela mesma corrente elétrica. Para isso, é preciso ligá-los no mesmo ramo do circuito e fazer com que o terminal de um resistor esteja ligado diretamente ao outro. Baseado nisso, o cálculo da resistência equivalente desse circuito se dá através da seguinte equação:

Resistência equivalente= R1+R2+R3+R4…

Quando se fala em associação de resistores em paralelo, significa que eles estão ligados a um mesmo potencial elétrico, porém a corrente que passa entre cada um pode ter variações caso os resistores tenham resistências elétricas distintas. Portanto, para obter a resistência neste contexto, podemos utilizar as seguintes equações:

R=Resistência individualNúmero de resistores, (I) R=R1R2R1+R2, (II) e 1R=1R1+1R2+1R3+1R4…1RN (III)

O primeiro caso serve para quando todos os resistores associados em paralelo forem iguais, sendo necessário somente conhecer a resistência de um resistor e dividir pelo total. A segunda equação é aplicável ao ter somente dois resistores nesse contexto e a terceira equação permite calcular a resistência associada de todos os existentes no circuito.

Divisão de tensão e corrente

A divisão de tensão se trata de montar um circuito elétrico com resistores em série. É uma prática bastante comum e tem como resultado principal uma fórmula originada de manipulações da primeira lei de Ohm com a equação de resistência equivalente dos resistores em série. A equação se dá por:

vn=Rn vReq

Essa equação nos informa que o divisor de tensão é definido pelo produto da resistência no resistor desejado (Rn) pela divisão entre a tensão (v) aplicada em todos os resistores em série pela resistência total (Req) de todo o circuito em série. 

Quanto à divisão de corrente, esse método é utilizado em associação de resistores paralelos. A principal utilidade dessa prática é conseguir calcular a corrente que flui em um ramo específico somente com a impedância equivalente presente em cada um dos ramos com a corrente total que flui neles. Tudo isso pode ser obtido através da fórmula:

in= iReq Rn

Fazendo uma leitura prática da fórmula, teremos que a corrente que passa em determinado ramo do circuito (in) é igual ao produto entre a corrente total da configuração em paralelo (i) pela divisão da resistência equivalente (Req) pela resistência do resistor desejado (Rn).

Aplicações práticas: Dando vida aos seus projetos eletrônicos.

Uma das principais aplicações para os resistores é nos chuveiros elétricos. O motivo da água conseguir sair quente é justamente pela presença desse componente capaz de converter energia elétrica em térmica que, em sequência, é passada para o jato de água. Outro exemplo de aplicação são as estufas térmicas e em ferros de passar roupas por conta do aquecimento gerado pela passagem da corrente elétrica.

Inclusive, o interesse por onde comprar resistores vem justamente da possibilidade de usar esses componentes para proteger o circuito de sobrecargas de corrente elétrica. Como esses itens convertem parte da corrente em energia térmica, é possível evitar manter o controle dessa medida, só sendo preciso atenção para a possibilidade de superaquecimento em circuitos que possuem correntes com alta intensidade.

Onde encontrar os resistores ideais? 

A Eletrogate é o melhor local para se obter os resistores com as características ideais para os diferentes tipos de projetos. Sempre prezamos pela qualidade e garantimos que a experiência do cliente seja a mais positiva a fim de permitir que ele dê vida ao circuito com produtos de qualidade.

É notável como ter atenção onde comprar resistores é indispensável para garantir a qualidade necessária ao circuito elétrico. Além disso, a compra adequada desses componentes permite a criação de diversas funcionalidades interessantes e, consequentemente, auxilia o surgimento de criações cada vez mais eficazes.

Por isso, contar com os produtos da Eletrogate é essencial para trazer as ideias retiradas dos cálculos até a realidade. Entre em nosso site e busque pelos materiais que mais se adequam às características exigidas pelos seus circuitos!

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

A revista Nova Família caracteriza-se por uma linha editorial independente que leva ao leitor matérias, artigos e colunas com informações que provocam a reflexão e a visão além dos fatos. A revista traz os aspectos mais relevantes de hoje e os coloca em discussão através de profissionais e especialistas.

TRADUZIR SITE
ENVIAR MENSAGEM
FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Olá como podemos te ajudar?