Compartilhar é se importar!

Por Karina Guimarães
Entrevistei Delegado de Polícia de Goiás sobre Crimes de Crypto Ativos no programa #SeriePenseDigital, Vytautas Zumas, que atualmente trabalha em Goiânia, no estado de Goiás, fala sobre investigações feitas envolvendo cripto ativos e da tecnologia blockchain inserida neste.
Fiz questão de mencionar sobre a ferramenta que auxilia em algumas investigações desta natureza elaborada por ele e demais especialistas, o “Block Sherlock, www.blocksherlock.com. Os criptoativos são valores que só existem em registros digitais, onde a transação é feita entre pessoas e empresas não intermediadas por bancos. As mais conhecidas hoje são o Bitcoin, Ripple dentre outros.
A tecnologia do Blockchain realiza transações contratuais em blocos interligados na ordem cronológica de criação e alteração e com “registros/impressões digitais”, os chamados “hash de memória”. O Blockchain possui vantagens e desvantagens.
Nas vantagens temos a otimização dos processos, ordenamento e cronologia de registros e a redução dos custos. Nas desvantagens temos uma em especial que é a restrição do acesso dando tempo a outros de, no caso de rede pública alterar a chave de acesso.
Congratulo ao Delegado, aos envolvidos e a sua equipe pelas entregas e pelo apoio nas operações apresentadas e as em andamento.
Assista ao vídeo clicando no link:
www.youtube.com/seriepensedigital | www.seriepensedigital.com

Karina Guimarães é especialista em Perícia Forense Digital e em Fontes Abertas Especialista em Conteúdo e Negócios Digitais
Compartilhar é se importar!