Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Transição capilar: o que é e dicas para ajudar no processo

Compartilhar é se importar!


Para quem deseja adotar uma mudança no visual ou só para experimentar novos visuais, a transição capilar é sempre uma boa alternativa. Dessa forma, é possível deixar a química e os problemas causados por ela de lado, e ter novamente o cabelo natural. 

Para se ter uma ideia, ao utilizar um aplique tic tac, por exemplo, dá para passar pela transição sem deixar visível as mudanças de texturas enquanto o seu próprio fio está em crescimento.

Mas como fazer a transição capilar na prática? Quais os cuidados necessários para garantir a saúde do seu cabelo? Para te ajudar, separamos algumas dicas essenciais. Continue a leitura e entenda como fazer!

Afinal, o que é transição capilar?

Em resumo, essa transição pode ser entendida como o período em que alguém fica sem realizar procedimentos químicos no cabelo. Contudo, a extensão do fio passa a ter 2 texturas: a que ainda contém química, e o fio natural que cresce desde a raíz. 

Assim, para realizar a transição capilar, o mais comum é deixar de realizar procedimentos que contenham algum produto químico. Nesse sentido, alisamentos, escovas ou outras técnicas devem ser evitadas.

Com isso, os cabelos voltam a crescer como eram naturalmente, com cachos ou ondulações. Aliás, a transição também envolve a sua percepção com sua própria beleza e valorização pessoal.

Quanto tempo leva a transição capilar?

Basicamente, o processo tem um ritmo próprio para cada pessoa. Dessa maneira, é necessário paciência durante essa fase.

Isto porque a velocidade de crescimento de fios é um fator genético, mas sofre alterações por fatores como tipo de cabelo, idade e histórico de processo químicos. A alimentação também pode afetar esse crescimento.

No entanto, há uma média na taxa de crescimento no cabelo feminino de 1,2 centímetros por mês. Mas vale destacar que a ondulação do fio pode influenciar na sua percepção de crescimento.

Passo a passo para passar pela transição capilar

Agora que você já sabe o que é transição capilar, podemos entender como passar por esse processo na prática. E como já deu para notar, esse ele leva tempo e exige paciente. Afinal, a transição se trata da naturalidade no crescimento dos fios.

Assim, o ideal é manter os cuidados com o cabelo, utilizando produtos recomendados para o seu tipo de fio, e não fazer qualquer procedimento que envolva substâncias químicas nocivas e que podem fazer mal à sua saúde

. Dessa forma, o crescimento irá acontecer naturalmente.

Para te ajudar a passar pela transição capilar, criamos esse passo a passo com todas as dicas importantes nesse processo. 

Faça um cronograma capilar

Existe um cronograma capilar específico para quem está em processo de transição. Na prática, ele permite que seus fios fiquem preparados para entrar em uma nova fase.

Assim, é comum, em fase de transição, que o cabelo sofra com a falta de nutrição, ficando mais fracos e quebradiços. Isso, por sua vez, afeta o crescimento natural.

Sendo assim, o ideal é adotar um cronograma capilar de cuidados com seus fios. Faça isso para deixar o cabelo fortalecido, adotando produtos para nutrição, hidratação e reconstrução dos fios. Veja abaixo como ele funciona na prática:

  • A nutrição visa proteger seus fios através de uma barreira lipídica, deixando-os macios e brilhantes; 
  • Já a hidratação visa repor os nutrientes e água do cabelo; 
  • Por fim, a reconstrução repõe a queratina que se perde ao longo do tempo.

Evite ferramentas térmicas

Evite ao máximo o uso de ferramentas térmicas durante o período de transição capilar. Isso porque secadores, pranchas e modeladores podem afetar o crescimento do cabelo, enfraquecendo e até mesmo quebrando os fios.

Tenha paciência

A dica mais importante aqui para sua transição capilar é ter paciência, já que esse não é um processo fácil. A escolha pela transição também exige coragem e ciência de que essa é uma longa e trabalhosa fase.

Sendo assim, é fundamental ter determinação, especialmente para seguir o seu cronograma capilar. São muitos os desafios, ainda mais com os cuidados que você deve adotar.

Cuide muito bem do cabelo

Contudo, além da paciência, é preciso cuidar muito bem dos seus fios. Os três pilares da transição capilar – hidratação, nutrição e reconstrução – são indispensáveis para que o cabelo cresça forte, bonito e saudável.

Assim, além de manter o crescimento natural, fica mais fácil se acostumar com os fios naturais, proporcionando toda beleza para sua autoestima ficar sempre em alta. 

Produtos específicos para cabelos, ondulados, cacheados e crespos também são necessários nessa fase. Busque saber quais são os adequados para a curvatura dos seus cachos.

Use técnicas de finalização

Por fim, mais uma dica para te ajudar na transição capilar e utilizar as técnicas de finalização adequadas. Para quem passou anos alisando o cabelo ou utilizando produtos químicos, é normal ter alguma dificuldade na hora de finalização.

Mas não se preocupe, existem muitas técnicas e produtos que você pode adotar para definir seu cabelo, valorizando a curvatura dos fios. Veja uma delas a seguir:

  • Assim que terminar de lavar o cabelo, passe um bom óleo para passar no cabelo ainda molhado; 
  • Em seguida, passe o creme finalizador, separando o cabelo em poucas mechas; 
  • Com uma escova estilo polvo, penteie o cabelo até as pontas; 
  • Feito isso, passe um pouco de gelatina para cabelo, a fim de que a textura conquistada na finalização permaneça por mais tempo; 
  • Assim que o cabelo secar totalmente, desfaça o aspecto de fios durinhos que a gelatina deixa, passando um pouco de óleo na mão e envolvendo, com cuidado, os fios de baixo para cima. 

Conclusão

Agora que você já sabe o que é transição capilar e quais os cuidados necessários nessa fase, o próximo passo é criar seu cronograma e buscar por produtos específicos para os seus fios.

Em todo caso, saiba que esse é um processo natural, e que você pode sempre recomeçar caso seja necessário. O importante é sentir-se confortável em cada etapa.

Compartilhar é se importar!

One thought on “Transição capilar: o que é e dicas para ajudar no processo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

A revista Nova Família caracteriza-se por uma linha editorial independente que leva ao leitor matérias, artigos e colunas com informações que provocam a reflexão e a visão além dos fatos. A revista traz os aspectos mais relevantes de hoje e os coloca em discussão através de profissionais e especialistas.

TRADUZIR SITE
ENVIAR MENSAGEM
FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Olá como podemos te ajudar?